Modelo AIDA: conheça o seu cliente
O Modelo AIDA foi criado no final do Século XIX por Elmo Lewis, cujo objetivo é analisar o comportamento do consumidor.Este modelo é usado para ajudar as marcas a elaborar e distribuir a sua comunicação de marketing em cada etapa de compra. Este modelo funciona em forma de funil, composto por 4 etapas, sendo que o potencial comprador tem de passar por cada etapa e cada etapa tem menos potenciais compradores do que o anterior.
As etapas do Modelo AIDA
A palavra AIDA representa as quatro etapas deste modelo:
- Atenção
É necessário despertar a atenção das pessoas para a sua marca, criando um reconhecimento da mesma e um sentimento positivo face aos seus produtos/serviços. Na prática, para atrair a atenção das pessoas recorre-se ao Marketing de Conteúdo – uma estratégia altamente eficaz (desde que bem planeada e executada).
- Interesse
Depois de atrair a atenção das pessoas estas vão querer saber mais sobre si – sobre a sua marca e sobre o seu produto/serviço. Assim, nesta etapa o seu objetivo é gerar e manter o interesse das pessoas que conseguiu atrair. Para atingir o seu objetivo, deve elaborar conteúdo persuasivo e relevante, que explique claramente ao potencial cliente porque é que a sua solução é a melhor.
- Desejo
O objetivo desta etapa é que o seu potencial cliente chegue à conclusão de que quer a sua solução. Assim sendo, deve continuar a incentivar a interação com a sua marca através da subscrição do seu blog, seguir as suas redes sociais, entre outros.
- Ação
Na última etapa do Modelo AIDA deve-se promover a ação do potencial cliente. O conteúdo oferecido nesta fase deve ter um CTA – Call to Action (em português, chamada para a ação) claro, específico e descomplicado que diga ao potencial cliente exatamente aquilo que vai ter quando clicar no botão.
Como se pôde ver na descrição das etapas do Modelo AIDA, este modelo é um processo robusto que ajuda a guiar o potencial cliente na sua jornada de compra, sendo essencial para construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficaz capaz de envolver, persuadir e converter leads em clientes.
Fonte:
https://blog.hubspot.com/marketing/aida-model