Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler
requisitos-tecnicos-website-profissional

Website Profissional: quais os requisitos técnicos?

O desenvolvimento de um website profissional é essencial nos dias de hoje para a divulgação do seu negócio. Para que o seu website esteja sempre operacional, é preciso respeitar alguns requisitos técnicos.

No artigo de hoje iremos falar-lhe sobre a componente técnica da criação de um website.

Domínio

O domínio do seu website deve ser um dos seus primeiros passos. O seu domínio é o nome pelo qual será procurado na internet. Deve ser de fácil recordação, curto e relevante.

Antes de escolher o seu domínio, deve verificar se o mesmo está disponível. Se pretender registar um domínio.pt, basta procurar no site da DNS; Se pretender registar um domínio .com, .org. ou outro, pode procurar aqui.

Alojamentos e Servidores

Para poder funcionar, o seu website precisa de estar alojado num servidor.

O servidor é um computador sempre online e que armazena todos os ficheiros que compõem o seu website. Quando acede a um website, o browser que está a utilizar envia um pedido ao servidor que aloja o website. Como resposta, o servidor descarrega uma cópia do website e exibe-a no seu browser.

Sem um fornecedor de alojamento, o seu website não irá funcionar. Existem três principais tipos de alojamentos no mercado:

 Alojamento partilhado: vários websites partilham o mesmo servidor e os seus recursos. Esta é uma boa opção para quem quer poupar nos seus custos. No entanto, a desvantagem deste alojamento está no facto de um problema num website pode afetar outro, uma vez que todos partilham os recursos do servidor.

– Servidor Virtual Privado: com este tipo de alojamento, o seu website está alojado num servidor com um menor número de sites. Com este tipo de alojamento não há a partilha de recursos, pelo que nenhum website terá condicionamentos na sua performance.

– Alojamento dedicado: é a melhor opção para websites com elevado tráfego ou lojas online de grande dimensão. Apesar de ser uma opção mais cara, é mais vantajosa. O seu website é o único alojado no servidor – não terá condicionamento de performance ou de segurança.

Certificado de Segurança SSL

Embora não seja um requisito obrigatório, o certificado de segurança é uma vantagem.

Este certificado corresponde a pequenos arquivos de dados que estabelecem uma ligação encriptada entre um servidor e um browser de navegação. A ligação encriptada é uma ligação privada que garante a privacidade de todos os dados partilhados entre o browser e o servidor.

Para além da questão de segurança, ter um certificado SSL ajuda o seu website a aparecer no Google. Todos os dias a Google avalia milhões de resultados na web e tem de os avaliar para destacar os melhores. Ter um certificado SSL mostra que o seu website é seguro, por isso o Google vai valorizá-lo na sua avaliação. Ao visitar um website que não tenha este certificado, recebe muitas vezes uma mensagem de que está a tentar aceder a uma página que não é segura. O resultado? Perde tráfego e cai no posicionamento do Google. Ter o certificado SSL também resulta numa maior confiança por parte dos visitantes para deixarem os seus dados de contacto no seu website.

Estes são os 3 requisitos fundamentais para o bom funcionamento do seu website. No entanto, depois de ter o seu website totalmente funcional, o seu trabalho não acabou.

Manutenção de Websites

Deve fazer uma manutenção regular do seu website para garantir que o mesmo está sempre atualizado.

Hoje em dia a maior parte das empresas recorre a plataformas como o WordPress pela facilidade de utilização e pelo custo reduzido. No entanto, estas plataformas requerem mais manutenção.

Os temas e plugins utilizados por estas plataformas sofrem atualizações de forma constante, pelo que de um dia para o outro uma das funcionalidades do seu website pode deixar de funcionar.

Open chat