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Modelo AIDA: conheça o seu cliente

O Modelo AIDA foi criado no final do Século XIX por Elmo Lewis, cujo objetivo é analisar o comportamento do consumidor.Este modelo é usado para ajudar as marcas a elaborar e distribuir a sua comunicação de marketing em cada etapa de compra. Este modelo funciona em forma de funil, composto por 4 etapas, sendo que o potencial comprador tem de passar por cada etapa e cada etapa tem menos potenciais compradores do que o anterior.

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As etapas do Modelo AIDA

 

A palavra AIDA representa as quatro etapas deste modelo:

  1. Atenção

É necessário despertar a atenção das pessoas para a sua marca, criando um reconhecimento da mesma e um sentimento positivo face aos seus produtos/serviços. Na prática, para atrair a atenção das pessoas recorre-se ao Marketing de Conteúdo – uma estratégia altamente eficaz (desde que bem planeada e executada).

  1. Interesse

Depois de atrair a atenção das pessoas estas vão querer saber mais sobre si – sobre a sua marca e sobre o seu produto/serviço. Assim, nesta etapa o seu objetivo é gerar e manter o interesse das pessoas que conseguiu atrair. Para atingir o seu objetivo, deve elaborar conteúdo persuasivo e relevante, que explique claramente ao potencial cliente porque é que a sua solução é a melhor.

  1. Desejo 

O objetivo desta etapa é que o seu potencial cliente chegue à conclusão de que quer a sua solução. Assim sendo, deve continuar a incentivar a interação com a sua marca através da subscrição do seu blog, seguir as suas redes sociais, entre outros.

  1. Ação

Na última etapa do Modelo AIDA deve-se promover a ação do potencial cliente. O conteúdo oferecido nesta fase deve ter um CTA – Call to Action (em português, chamada para a ação) claro, específico e descomplicado que diga ao potencial cliente exatamente aquilo que vai ter quando clicar no botão.

Como se pôde ver na descrição das etapas do Modelo AIDA, este modelo é um processo robusto que ajuda a guiar o potencial cliente na sua jornada de compra, sendo essencial para construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficaz capaz de envolver, persuadir e converter leads em clientes.

Fonte:

https://blog.hubspot.com/marketing/aida-model

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