Marketing de Conteúdo… Como é que eu vim aqui parar !?!
Como é que eu comecei em Marketing Digital e vim parar a Marketing de Conteúdo? Nós percebemos a sua pergunta, no entanto estes dois estão intrinsecamente ligados.
“Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.” Politi, Cassio (20 de abril de 2017). «O que é content marketing?». Tracto Content Marketing.
Esta citação resume de forma muito sintetizada o que é o Marketing de conteúdo, mas este é muito mais que isso evidentemente.
Este tipo de Marketing tem como objetivo principal fidelizar um tipo de público. É uma técnica que requer muito tempo para acontecer, mas que quando acontece os benefícios são elevados.
Como objetivos para as empresas destaco os seguintes:
- Criar consciência da Marca;
- Gerar Leads;
- Conversão de Clientes;
- Upselling;
- Criar defensores da marca;
Se é um conhecedor da matéria poderá estar a pensar “ah, mas isto é muito semelhante a tantas outras técnicas, afinal de contas esses são os objetivos do marketing!”. E não está de todo errado, no entanto como nas outras estratégias, existem diferenças.
Acontece que o Marketing de Conteúdo preocupa-se mais em criar clientes de qualidade do que propriamente arranjar clientes por arranjar. Isso acontece porque o objetivo não é arranjar um cliente para se efetuar uma só compra mas sim um cliente que possa ser fidelizado e efetuar mais compras no futuro.
Podemos assim afirmar que a chave para uma fidelização eficiente está no conteúdo.
Acabo este Post com um pensamento aleatório:
Se pensarmos numa perspectiva mais humana em que nos damos melhor com pessoas que tenham conteúdo até faz algum sentido não faz?