Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler

Marketing de Conteúdo… Como é que eu vim aqui parar !?!

Como é que eu comecei em Marketing Digital e vim parar a Marketing de Conteúdo? Nós percebemos a sua pergunta, no entanto estes dois estão intrinsecamente ligados.

“Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”  Politi, Cassio (20 de abril de 2017). «O que é content marketing?». Tracto Content Marketing.

Esta citação resume de forma muito sintetizada o que é o Marketing de conteúdo, mas este é muito mais que isso evidentemente.

Este tipo de Marketing tem como objetivo principal fidelizar um tipo de público. É uma técnica que requer muito tempo para acontecer, mas que quando acontece os benefícios são elevados.

Como objetivos para as empresas destaco os seguintes:

  • Criar consciência da Marca; 
  • Gerar Leads; 
  • Conversão de Clientes;
  • Upselling; 
  • Criar defensores da marca;

Se é um conhecedor da matéria poderá estar a pensar “ah, mas isto é muito semelhante a tantas outras técnicas, afinal de contas esses são os objetivos do marketing!”. E não está de todo errado, no entanto como nas outras estratégias, existem diferenças.

Acontece que o Marketing de Conteúdo preocupa-se mais em criar clientes de qualidade do que propriamente arranjar clientes por arranjar. Isso acontece porque o objetivo não é arranjar um cliente para se efetuar uma só compra mas sim um cliente que possa ser fidelizado e efetuar mais compras no futuro.

Podemos assim afirmar que a chave para uma fidelização eficiente está no conteúdo.

Acabo este Post com um pensamento aleatório:

Se pensarmos numa perspectiva mais humana em que nos damos melhor com pessoas que tenham conteúdo até faz algum sentido não faz?

Open chat