“Welcome to the Dark Side”, Conversão de Clientes
18Bem-vindos ao lado negro.
Não, não temos a força para fazer clientes levitar caso não optem pela nossa empresa nem temos um light saber conosco, mas temos o modelo AIDA.
Atenção, Intenção, Desejo e Acção. Estas 4 palavrinhas mágicas e poderosas são fundamentais para a conversão de clientes.
Este modelo remonta-nos aos tempos onde nem se sonhava que o comércio se tornasse eletrónico ou sequer que isto poderia ter implicações a nível de marketing ou quanto mais marketing digital.
St. Elmo Lewis criou o modelo AIDA para ajudar as equipas de vendas a vender mais a partir de uma melhor percepção do processo de decisão do consumidor. O modelo AIDA descreve as motivações básicas que leva alguém a optar por uma marca em detrimento de outra.
Evidentemente que possui algumas falhas, no entanto, o seu conceito continua a ser essencial para a visualização esquemática do esqueleto do marketing, da publicidade e do comportamento do consumidor.
ATENÇÃO – É necessário que as pessoas saibam da tua existência. Neste ponto é utilizada a publicidade de modo a gerar a atenção;
INTERESSE – Nesta fase, o consumidor já conhece as características do produto/serviço, muito por culpa da publicidade;
DESEJO – Promoções sazonais, marcas fortes, benefícios únicos do produto/serviço, são alguns dos fatores mais importantes que levam a geração de desejo nos consumidores. É uma parte essencial pois através disto leva ao objetivo principal que é a Acção.
ACÇÃO – Este é o ponto mais importante do modelo AIDA pois representa o ato em si. É a razão pela qual existiram todas as outras fases anteriores. É nesta fase que se dá a acção do cliente pela primeira vez e pode traduzir-se numa fidelização ou numa compra única.
Interessante não?
Posto isto, não somos o lado negro da força não se preocupe. Deixamos isso para o Darth Vader e os seus compinchas. O que nós pretendemos mesmo com este tópico é mostrar a subtileza com que o marketing atua nas pessoas, mais concretamente no processo de conversão de clientes. E a forma como essa atuação pode ser traduzida em modelos.