SEO + SEA + SMO = SEM
Estratégias de Pesquisas Otimizadas para Marketing.
Certamente algures, já se terão “cruzado” com alguma destas *siglas, muito em voga nos livros de marketing e no mundo da web digital.
Embora possam parecer “códigos“ para informáticos, não o são, são termos (abreviaturas) em Inglês, usados para definir técnicas de otimização nos motores de busca (como o Google, Yahoo, Alexa, Bing, Ask, MSN, etc…), técnicas estas, variadas, gratuitas ou não, que podem “posicionar” o seu nome, a sua empresa ou a sua organização nos topos das listas destes gigantes da internet.
É de alguma forma “a luta” que se trava na web, conseguir um lugar cimeiro nas listagens, nas pesquisas, nos diretórios, nas redes sociais, por forma a que quem procura, nos encontre rapidamente e antes da concorrência.
Se porventura (ou arte de tagar), este “encontro” for aliado a links fidedignos, ao nosso website, aos nossos textos científicos, às noticias mais relevantes, às plataformas de networking social e ou profissional onde nos promovemos, pois então significa que estamos a usar url’s amigáveis (user friendly’s), que o “rei” dos motores de busca, o Google, tanto aprecia.
A forma como comunicamos a nossa empresa, os nossos produtos/ serviços, ou até mesmo a nossa imagem pessoal é fundamental, mas não menos importante são a linguagem, mensagem, palavras, títulos que usamos na construção de qualquer comunicação.
É um pouco do que estas técnicas de otimização de busca fazem… encarregam-se de levar via web a quem procura o que quer que seja e encontre, através de palavras-chave, títulos de textos e ou páginas, títulos de imagens, conteúdos, estruturas de menus, websites com códigos “limpos” e ou programação html, sendo estes alguns exemplos de eficiente indexação.
O ideal será uma combinação entre estas técnicas, no entanto depende muito do negócio e dos mercados onde actua a sua empresa, pois por vezes, talvez justifique, uma ou outra campanha de adwords (a chamada publicidade paga), num período específico. Estas irão com alguma eficácia, posicionar os seus links em lugares cimeiros nas pesquisas e estes certamente irão impulsionar as visitas ao website, blog ou outros “dominios”.
No entanto, destes todos, o SEO é o mais comum e eficaz (de forma amigável e gratuita), este faz grande parte da indexação e da otimização de busca na internet, no que respeita a visibilidade e ranking de potenciais visitas ao seu negócio, instituição, ou página pessoal.
Este modo de indexação e boas práticas farão com que a sua notoriedade cresça exponencialmente e possibilite uma interacção maior e com mais e melhores consumidores, ávidos de novidade e de alguém que satisfaça os seus desejos e necessidades.