Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler

INTERNET, UM NOVO MUNDO, DE NEGÓCIOS…

Os relatórios e estudos mundiais não param, de nos surpreender, ou não, quanto ao mega crescimento das vendas on-line.
Especialistas e Consultoras de reconhecido prestígio tem vindo a publicar, com grande regularidade, diga-se, novos dados e números sobre este non stop novo mundo digital, que vende cada vez muito mais e melhor.
Segundo a Boston Consulting Group (consultora internacional), que através do seu relatório “The Connected World”, nos explica alguns dos insights e novos inputs neste mundo digital e o que eles representam na economia global.
A BCG transmite-nos deste estudo, a ideia de uma nova realidade: “a economia é cada vez mais uma economia baseada na internet”.

Atentem nos números!
– 5,4% do PIB (Produto Interno Bruto), dos EUA, é oriundo da economia on-line, no valor de 18,6 mil milhões de dólares, no ano de 2010;
– A média dos países do G-20, nesta área representa 4,1% do PIB;
– 5,5% é quanto vale o on-line nos países desenvolvidos;
– No Japão uma décima acima, equivalente a 5,6% do PIB
– Em grande destaque o Reino Unido, que bate todos os índices percentuais com uns significativos 12,4% do PIB (equivalente a USD $2,8 mil milhões).Para terem uma noção do peso da internet em terras de “Sua Majestade”, os valores são superiores ao negócio tradicionalmente exportador da Educação.
Perspetiva-se que por meados de 2016, o mercado on-line Britânico possa dobrar e representar aproximadamente 23% do total das vendas de retalho.

Obviamente, nos países chamados de emergentes (Índia, China, Rússia, Angola, Indonésia, Brasil, etc.), este negócio do comércio on-line é uma “mina de ouro”, muito fruto do desenvolvimento local, por um lado pela riqueza de recursos naturais e pelas centenas de milhões de consumidores (da classe média), em crescendo nesses países…
Serve como exemplo, o caso do Brasil, que bem conhecemos pela expansão e adesão de internautas nas redes sociais, o que, por si só, ajuda a compreender a verdadeira dimensão do fenómeno.

A barreira e estigma dos países desenvolvidos do Norte foi ultrapassada e já passou a fronteira espalhando a era digital para os países do Sul.

Quanto a Portugal, estima-se que hoje em dia, possam haver cerca de 5 milhões de cibernautas on-line, ainda que uma grande maioria apenas esteja a estabelecer relações e menos negócios comparadamente com outros países.
Refira-se que em termos de evolução digital, quer na educação, quer em redes, cabo, internet, hardware, usuários e potenciais consumidores, Portugal neste século tem sido um exemplo e case-study pelo envolvimento e potencial mercado para estas novas tecnologias em redor do negócio internet.

Rematando, não há ainda previsões para breve, de quanto pode valer este mercado on-line em Portugal, o povo Lusitano gosta de sentir, tocar o produto, cheirá-lo e negociar.
O paradigma da “venda virtual” e esta nova tendência está a alterar-se, mas lentamente. Ainda que, antes de irmos à loja física adquirir, somos curiosos suficientes e conhecedores para ir “espreitar on-line”, antes de consumir…
Caberá aos inovadores, aos audazes, ao marketing e às técnicas de benchmarking (copiar as boas práticas), para inverter este sentido e dar mais confiança ao consumidor, indo de encontro aos seus valores, aos seus desejos e de acordo com os seus estilos de vida!

Cá estaremos para te ver crescer internet!

Deixar uma resposta

Open chat