petter-lagson-QaCMyyi9auY-unsplash

Goweb Agency Alerta | Evite o roubo da sua password

A Internet foi uma das maiores invenções tecnológicas que vimos até hoje. Com uma ligação à internet temos o mundo na ponta dos nossos dedos. Todavia, se a Internet traz um número inegável de vantagens, também é verdade que a sua utilização traz diversos riscos para os seus equipamentos e para a sua vida. 

Por este motivo, em 2012 foi criado o Mês Europeu da Cibersegurança, coordenado pela ENISA – Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação – em parceria com parceiros dos Estados Membros e Internacionais, cujo objetivo é consciencializar os cidadãos para os perigos da Internet. Este ano, a iniciativa tem como mote “Think before U click” pretendendo sensibilizar os cidadãos para as ameaças online e fornecer formações e conjuntos de boas práticas para uma navegação segura.

Em linha com o mote da edição deste ano, está a ação dos utilizadores quando verificam as suas caixas de email – a forma mais comum de ataque informático acontece todos os dias com milhares de emails de SPAM a circularem por todo o mundo. Uma das formas de prevenir um esta situação é garantir que todas as suas contas são protegidas com uma password o mais segura possível. Neste sentido, deixamos-lhe 4 dicas para assegurar a segurança da sua password:

  1. Escolha uma password complexa: grande parte das pessoas definem passwords que sejam fáceis de memorizar e com meia dúzia de caracteres. Hoje em dia, “123456” e “password” continuam a ser 2 das passwords mais utilizadas pelos utilizadores da internet, pertencendo ao grupo das passwords que são extremamente fáceis de hackear. Para garantir a segurança da password, garanta que a mesma tem mais de 8 caracteres e combine letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (como por exemplo *,!,=,@). Adicionalmente, evite repetir caracteres (ex: AAA ou 555) e evite sequências alfabéticas ou numéricas (ex: abc, CBA, 123, 321) e sequências do teclado (ex: qwerty). 
  2. Não use a mesma password para várias contas: a utilização da mesma password para várias contas é muito recorrente, facilitando o comprometimento da sua segurança, uma vez que basta alguém descobrir essa password para conseguir aceder a diversos serviços como email, redes sociais, contas bancárias, etc. Deve ter passwords diferentes para todas as suas contas online. Deve também evitar ter diferentes variações da mesma password, uma vez que os hackers podem perceber qual o seu padrão de criação de passwords.
  3. Utilize um gestor de passwords: os gestores de passwords são concebidos para guardar logins e passwords de várias contas, sendo que geram senhas de forma aleatória e com combinações difíceis de decifrar. Deixamos como exemplo de gestor o Last Pass. Poderá também utilizar o gestor de passwords da Google, que lhe permite verificar a segurança das suas passwords.
  4. Mude as suas passwords com regularidade: esta simples ação ajuda a prevenir o roubo, já que é mais difícil descobrir o que está sempre a mudar. 

A segurança informática não é apenas da responsabilidade das empresas de informática, mas sim de cada pessoa que utiliza diariamente a internet. Seja responsável, navegue em segurança – evite abrir emails suspeitos e visitar sites de natureza duvidosa.

Para mais informações consulte o website do Centro Nacional de Cibersegurança e verifique os guias de boas práticas para uma navegação segura. 

Open chat