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mCommerce

mCommerce? Será o futuro?

Considerado um avanço do ecommerce, o mcommerce consiste na compra e venda de bens e/ou serviços através dispositivos móveis sem fios, como por exemplo, smartphones ou tablets. Também conhecido como eCommerce de última geração, permite que os utilizadores acedam aos seus dados através de uma ligação wireless. Esta tecnologia, baseada em Wireless Application Protocol (WAP), teve os maiores avanços dos últimos tempos na Europa, onde os dispositivos móveis começaram a aparecer equipados com browsers estando prontos para navegar na Web.

Neste avanço tecnológico podemos dividir as transacções em 3 categorias: Compras móveis; Banco móvel e Pagamentos móveis. Podemos então dizer que serviu para impulsionar novas indústrias e serviços, ou, até, que serviu para ajudar serviços já existentes a crescer, incluindo:

  • Transferências bancárias, pagamentos Contactless e pagamentos através de aplicações, o caso do MbWay;
  • Bilhetes ou até mesmo passes de transportes, a nova aplicação do Andante que surgiu este ano (só podendo ser usada se o seu smartphone possuir NFC);
  • Compras e entrega de conteúdo digital;
  • Serviços baseados na localização;
  • Cartões de fidelidade (a maioria dos cartões encontram-se associados a aplicações móveis, podendo ser usados offline, um dos casos é cartão NOS);

Mas, mesmo assim, há vantagens e desvantagens. Porque o facto de pudermos ter tudo isto à distância de um toque torna a sua usabilidade muito mais fácil.

E porquê? Porque torna a experiência muito mais próxima dos clientes, e isto deve-se ao acesso a uma ampla variedade de produtos e a preços mais competitivos através do smartphone, portanto, compramos onde, quando e como quisermos.

Nas desvantagens, surgem a existência de uma necessidade constante de otimizar a variedade de opções de pagamento, e, muitas vezes, a localização complica o uso destas opções, sendo que existem diferentes opções de país para país; a facilidade de comparação de preços entre as várias plataformas de venda e, por fim, a regulamentação e as taxas tributárias, sendo elas também variáveis de país para país.

Esta mudança levou a que o consumidor estivesse mais atento às suas necessidades, que pudesse ter os seus dados mais próximos de si e que tivesse acesso a mais informação e conseguisse comparar preços mais fácil e rapidamente. As empresas devem, assim, cada vez mais, preocupar-se com o facto dos seus websites serem responsivos e que cumpram as necessidades dos seus clientes.

Fontes:

https://searchmobilecomputing.techtarget.com/definition/m-commerce

This definition is part of our Essential Guide: A guide to modern mobile application development strategies

https://www.bigcommerce.com/blog/mobile-commerce/

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