Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler
SCRUM: Framework ou metodologia

SCRUM: Framework ou metodologia

Apesar de muitos pensarem tratar-se de uma metodologia, o Scrum é uma framework utilizada para gerir projetos complexos. Esta abordagem define uma estratégia flexível e holística no desenvolvimento de produtos, onde estes são progressivamente desenvolvidos e melhorados de forma interativa e incremental. Não tendo como base uma comunicação hierárquica, ou seja, uma comunicação escrita e formal, as equipas trabalham colocadas no mesmo espaço físico, sendo mais fácil a comunicação diária entre si.

Os seus três pilares são a transparência, inspeção e adaptação, e fazem com que os processos sejam melhorados de forma contínua e evolutiva.

  • Transparência: toda a equipa tem a mesma visão sobre o projeto e de tudo o que está a acontecer;
  • Inspeção é o acompanhamento constante do andamento do projeto;
  • Adaptação: Flexibilidade para mudar os processos de acordo com as necessidades emergentes.

Assim, esta framework foi desenvolvida para reduzir a complexidade de procedimentos e aumentar o foco na construção de software que atenda às necessidades do negócio, tendo como papéis fundamentais o Product Owner (pessoa que define os itens que compõem o Product Backlog e que a cada Sprint Planning Meeting determina e prioriza tarefas), Dev Team (equipa de desenvolvimento, onde todos trabalham em conjunto para completar o trabalho com o qual se comprometeram simultaneamente para determinado Sprint), Scrum Master (assegura que a equipa respeita e siga os valores e práticas do Scrum).

Há inúmeras grandes e notáveis empresas que já utilizam o Scrum: Microsoft, Yahoo, Google, Philips, Nokia, Sabre, Siemens, BBC, Oce, Capital One, First American Real Estate, Nielsen Media, Xerox, HP, Borland, Globo, e agora a Goweb!
É assim que melhoramos continuamente, que melhor servimos os seus objetivos, de forma mais ágil e eficiente!

 

Fonte:
https://pt.linkedin.com/pulse/scrum-framework-ou-metodologia-rafael-viana-mba-psm
https://www.scrum.org/resources/what-is-scrum

Open chat