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MARKETING MULTICANAL: ESTRATÉGIAS COMBINADAS PARA AUMENTO DE EFICÁCIA!

Desenhar uma estratégia de comunicação integrada é fundamental para o seu negócio.
A profusão da informação e a massiva oferta de bens e serviços obriga a sua empresa, caso pretenda ter sucesso, a delinear uma estratégia eficaz de comunicação integrada, usando os recursos adequados para atingir os seus clientes, potenciais ou actuais. Para isso, não basta apostar em apenas um meio e um canal: é preciso combinar e usar campanhas multi-canal: “mailings” directos, e-mails ou “newsletters”, promoção social nas redes e canais web e sms, entre outras acções possíveis, apenas limitadas pela sua imaginação e “budget”.

A Goweb dá-lhe algumas dicas que pode aplicar ao seu negócio, para optimizar as suas vendas e promover de forma eficaz os seus produtos ou serviços, baseadas num estudo internacional de uma agência de estudos e soluções de marketing:

1 Peça testemunhos aos seus clientes. Eles são os seus melhores Relações Públicas!
A descrição de um produto e os seus benefícios é mais eficaz quando existe uma figura real a testemunhar por ele. Se for um cliente seu, ainda melhor, pois aumenta a credibilidade. Se a sua empresa acredita nos produtos que vende e na sua qualidade de serviço, peça testemunhos sobre a sua actividade e serviços prestados. Não há nada melhor do que escutar os seus clientes para resolver problemas, implementar melhorias e dar a conhecer ao mundo aquilo que faz de melhor.

2 Encoraje a participação social e desenvolva uma identidade positiva na rede
A utilização dos media tradicionais já não é suficiente. A transformação dos consumidores e a sua massiva presença nas redes sociais, obriga a sua empresa a estar a agir, nesses canais. Se ainda não usa o Twitter e o Facebook para promover de forma eficaz a sua organização, está a perder o comboio das boas prácticas de comunicação.
Aposte em promoções em grupos do Facebook, passatempos interactivos, links promocionais via Twitter e aumente a sua notoriedade digital.

3 Utilize as ferramentas “web analytics”
Se vai criar uma newsletter para os seus clientes, porque não estudar posteriormente a taxa de sucesso de cliques, e comportamento dos seus clientes dentro do seu website? É relativamente simples conhecer os hábitos de navegação e estudar os pontos de abandono no seu site. Integrando, analisando e agindo sobre os potenciais clientes, será mais fácil canalizar e concretizar as vendas para a sua empresa, optimizando o comportamento dos consumidores do seu universo web.

4 Personalize a hora e a data de envio dos seus e-mails
Se analisar continuamente o comportamento dos seus clientes, chegará a conclusões interessantes: enviar um e-mail às 10.00h da manhã não é o mesmo que enviar às 22.00h, nem o mesmo que enviar um e-mail ao domingo ou durante uma segunda-feira. Estude o sucesso do envio e faça disso uma missão de eficácia nas horas e dias certos.

5 Complemente a sua comunicação com campanhas de SMS
Alguns tipos de promoções e campanhas de comunicação, pela sua especificidade, são muito eficazes e adequadas ao carácter imediato de resposta que as SMS providenciam. Aposte na acção – reacção através de micro-campanhas de comunicação com validade temporal limitada. Criará assim um benefício que encoraja a acção imediata do receptor da mensagem.

6 Segmente a sua base de dados com perfis diferenciados
Não descure a importância do relacionamento dos seus clientes com a sua empresa, nem a importância da construção de perfis para envio de comunicação eficaz e personalizada. Ao distinguir os seus clientes, encaixando-os numa categoria adequada ao que pretende comunicar e atingir, será possível aumentar a eficácia das suas acções de comunicação.
A comunicação usada para vender é diferente da que deve ser usada para promover ou fidelizar. Será certamente diferente da que deverá ser usada para gerar novos negócios. Por isso, segmente e comunique eficazmente de acordo com o seu objectivo: vender, fidelizar, gerar notoriedade, etc…

Se quiser mais ideias para fidelizar o seu negócio e capturar a atenção dos seus clientes, peça-nos uma proposta, ideias ou soluções. A Goweb não é apenas web, é sinónimo de agência de consultoria e soluções de comunicação digital.

Nota: estes princípios de comunicação são baseados em boas práticas e estudos internacionais efectuados por algumas das melhores agências de marketing, nomeadamente e neste caso, a Silverpop.com.

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