Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler

Liderança Inspiracional

Nos últimos anos tem-se falado cada vez mais da diferença entre chefiar e liderar uma equipa, sendo que, genericamente, a primeira consiste em dizer às pessoas aquilo que devem fazer e a segunda consiste em mostrar às pessoas como se deve fazer, assumindo uma postura de cooperação. Neste meu primeiro artigo aqui no Linkedin abordarei o tema da liderança, dando o meu testemunho enquanto CEO da Goweb Agency. 

 

Qual o meu foco?

 

Enquanto líder o meu principal foco é motivar e inspirar a minha equipa a dar o seu melhor. Para si esta frase pode ser um pouco cliché, mas quem me conhece sabe que sou apaixonado pelo desenvolvimento pessoal de todos aqueles que me rodeiam. Parece algo simples, mas apostar no desenvolvimento pessoal da minha equipa requer muito trabalho e atenção a cada uma das pessoas que colabora comigo.

 

Como o faço?

Para mim, a liderança começa na fase do recrutamento. Antes de contratar alguém preciso de saber sempre quais são as suas principais motivações e perceber se estas se alinham com os objetivos e valores da empresa. A partir daqui o processo é simples: reúno regularmente com a pessoa para aferir como anda a sua motivação e o alinhamento com a empresa. Sempre que não haja alinhamento, é preciso perceber o porquê e o que é que há a fazer para repor esse alinhamento. Não podemos trabalhar com alguém que não seja feliz no seu trabalho, pois não é bom para nenhuma das partes. 

 

Plano de ação

Depois de avaliar o estado da relação colaborador-empresa está na hora de se desenhar um plano de ação para a próxima fase desta relação. Esta é a fase onde definimos atividades e tarefas a desenvolver para atingir os objetivos, tendo sempre atenção à diversidade de atividades, pois, na minha experiência, diversidade é o combustível da motivação.

 

O que uso?

 

Sempre que possível procuro apresentar as atividades a realizar com recursos visuais, como por exemplo mind-maps, sendo que também considero muito importante a definição de quick-wins e momentos de monitorização de objetivos uma vez que mesmo fazendo planos, há necessidade de fazer alguns ajustes.

 

Para terminar este artigo, deixo esta citação de Jack Welch, um dos empresários mais influentes no mundo, que me ensinou muito sobre liderar e inspirar pessoas:

 

When you were made a leader you weren’t given a crowd, you were given the responsibility to bring out the best in others.

 

 

Sérgio Tavares

 

Open chat