Benefícios de ter um chatbot

Benefícios de ter um chatbot

Os chatbots são robots que simulam um atendedor real através de chats, basicamente simulam um humano em interação com as pessoas, entre as perguntas feitas pelos clientes e as respostas já pré-programadas, tornando o diálogo mais amigável e compreensível. Provavelmente já deve ter interagido com algum, mas nunca se apercebeu devido ao grau de realidade que ele apresenta. Este ano foi, e é, o dos Chatbots e a utilização dos mesmos traz enormes vantagens. Apresentamos abaixo as mais importantes:

  1. É uma forma das marcas comunicarem online, e de criar proximidade com o cliente. Por isso as empresas começam a recorrer a chatbots integrados nos seus websites ou em aplicações de mensagens instantâneas para dar apoio ao cliente, gerar leads, vender produtos, entre outros.
  2. Um chatbot torna-se mais pessoal e humano do que um formulário, um e-mail, ou qualquer outra forma de interação virtual. No entanto, existe uma naturalidade, que é programada e personalizada para que o utilizador pense que está a falar com um humano, existindo, então, mais interação e conversão.
  3. Um chatbot consegue reduzir o custo por ser um mecanismo automatizado, não sendo necessário alocar recursos humanos. E, por ser menos intrusivo que uma chamada telefónica, gera mais leads com um custo total mais reduzido.
  4. De construção e implementação rápida e descomplicada. Existem algumas ferramentas que permitem criar um guião, estrutura e disposição do chat em poucas horas.
  5. Não é necessário criar interface conversacional muito complexa, pois não é isso que o cliente procura. E devido à sua taxa de conversão criam uma maior empatia com o utilizador e geram menor fricção na resposta.

Podemos dizer então que é uma mais-valia pois o seu custo de implementação, o número de interações e a taxa de conversões permitem calcular facilmente o retorno de investimento e verificar o sucesso da estratégia.

Fontes:

https://impacting.digital/benefits-of-chatbots-for-business/

https://blog.algartelecom.com.br/tecnologia/chatbots-os-beneficios-da-interacao-inteligente-com-clientes/

https://www.marketingtechnews.net/news/2018/oct/19/power-and-potential-emotional-chatbots/