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O mundo do ecommerce visto pelas pessoas mais incapacitadas

Web Developing – O mundo do eCommerce visto pelas pessoas mais incapacitadas

Nos dias de hoje, existe cada vez mais informação online, desde livros, à compra de carros. No entanto, 15% das pessoas de todo o mundo têm uma deficiência que lhes afeta diariamente a sua vivência e, muitos dos websites, não estão devidamente preparados para as suas necessidades.

Apesar das habilidades técnicas e de as necessidades serem diferentes para cada individuo, existem 10 factos que os clientes com deficiência desejam que se saiba:

1. Abandonam o site mais depressa do que pedem ajuda, e apenas 7% das pessoas entrarão em contacto com o apoio ao cliente;

2. Impedimento em usar o teclado para navegar: muitas vezes, devido a dificuldades como grau baixo de visão, pouca mobilidade ou, até mesmo, não conseguir usar os membros;

3. Necessidade de existir descrições de imagens: a importância da existência do texto alternativo possibilita que a pessoa desabilitada consiga entender/perceber de que produto se trata. Exemplos de textos significativos.

a. Sem significado: Nenhum texto ou um texto sem sentido;

b. Não muito significativo: “mala para laptop”;

c. Significativo: “mala para laptop aberta com bolsos internos acolchoados;

d. Bastante significativo: “mala para laptop em lona verde tropa com aba principal aberta, mostrando bolsos internos acolchoados verde claro”

4. Esquemas de cor que dificultam a leitura. O contraste de cores é crucial para que os clientes consigam ver o conteúdo (podem ajudar verificando se o contraste de cor do seu site atende às diretrizes AAAG 2.0 AA, relação de contraste de 4,5 para 1 entre o corpo do texto e o fundo);

5. Dificuldade em encontrar os itens que necessita. A falta de caixas de seleção, ou botões de opções, que deveriam dizer o estado, se marcado ou se desmarcado, para que fosse mais percetível saber se algo mudou;

6. Excesso de informação e animações. Podem causar, a pessoas com deficiências cognitivas, uma dificuldade de concentração ou, até mesmo, no caso das animações, desconforto. Um bom compromisso seria o cliente conseguir pausar a animação para que não fosse incomodado;

7. Vídeos sem legendas podem ser um autêntico desafio. Pois utilizadores com incapacidade auditiva terão uma maior dificuldade para ver os seus vídeos, 85% dos utilizadores do Facebook assistem aos vídeos sem som, e nos seus telemóveis, portanto, sem legendas estarão a perder clientes, não só incapacitados, como os restantes;

8. Checkout deverá estar adaptado. Para que o processo seja mais fácil para os utilizadores com mais dificuldade, portanto, os campos devem ser especificados corretamente e deverá ser possível concluir a compra de forma rápida e eficaz;

9. O feedback de um cliente de capacidade reduzida ajuda a encontrar problemas existentes no design devido ao facto de ser utilizadores experientes de tecnologia assistida.

Ao comprometer-se com estes pontos tornará o seu website mais acessível a pessoas com deficiência, pois tornam o ambiente de compras igual para todos e mantém os seus clientes satisfeitos, independentemente das suas capacidades físicas.

 

Fonte:

https://www.ecommercetimes.com/story/85578.html

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