David vs Golias. Vero vs Facebook. Quem ganhará este duelo?
Oriunda do médio Oriente, ainda agora chegou e rapidamente começou a atingir os primeiros milhões de utilizadores. Será plausível pensar-se que esta a rede social fará frente ao gigante Facebook? Há já quem afirme que sim!
O contacto foi pouco, mas rapidamente concluímos que o Vero é uma mistura de redes sociais, pois são evidentes as semelhanças com o Facebook, Instagram e Twitter.
No entanto, apesar das semelhanças, existem alguns factores de diferenciação. Por exemplo, a possibilidade de partilhar músicas, livros, filmes e programas de TV de forma mais activa é um deles!
Outro factor de diferenciação é o facto de podermos categorizar os amigos em três níveis diferentes, procurando assim dar mais ênfase aos amigos mais próximos (throwback ao antigo Hi5?) fazendo assim uma “limpeza” à quantidade ridícula de informação inútil que chega ao feed de todos nós.
No entanto, apesar de serem atributos interessantes, não foram esses os factores que fizeram crescer de forma colossal o número de downloads.
O grande destaque vai para a promessa de esta rede social ser totalmente livre de publicidade .
Actualmente, a publicidade excessiva é um dos aspectos mais chatos das redes sociais, visto que o nível atingiu patamares insuportáveis por parte dos utilizadores.
Por fim, existe o grau de envolvimento e investimento em redes sociais que as empresas actualmente possuem nas redes sociais principais.
Tornando assim pouco provável que se faça uma transição para o Vero, pelo menos para já.
Posto isto, a conclusão a que chegamos é que esta rede social provavelmente continuará a crescer e servirá de concorrente às redes sociais actuais. A margem de progressão é elevada e terá de apostar forte de modo a conseguir dar sustento ao crescimento que têm tido.
No entanto, o Vero será muito importante na luta contra a publicidade agressiva a que temos assistido nos últimos tempos!