UpSelling & Cross-Selling: Faça crescer as suas vendas.
Upselling & cross-selling são duas estratégias de crescimento de vendas focadas no cliente e que procuram aumentar a sua experiência de compra. Neste artigo iremos explorar as diferenças entre estas duas estratégias e explicar quais as suas vantagens e desvantagens se não forem aplicadas de forma correta.
Cross-Selling
O cross-selling é uma estratégia de venda cruzada em que se sugere a compra de produtos ou serviços complementares com base na compra de um produto. Na imagem abaixo apresentamos um exemplo de cross-selling na página da Worten Portugal relativamente ao telemóvel Samsung Galaxy A51.
Para planear uma estratégia eficaz e bem-sucedida de cross-selling deve:
- Avaliar que produtos/serviços relacionados são adequados;
- Identificar que clientes são adequados para o cros-seeling;
- Compreender a jornada de compra do cliente para escolher os produtos/serviços adaptados às necessidades dos clientes.
Upselling
Muitas vezes a angariação de clientes é mais cara do que vender novos produtos/serviços aos clientes já existentes. Por isso, muitas empresas optam por utilizar a estratégia de upselling que consiste em inentivar os clientes a comprarem uma versão mais avançada do produto/serviço do que aquela que o cliente pretendia.
Na imagem abaixo apresentamos um exemplo de upselling na página da Worten Portugal relativamente ao telemóvel Samsung Galaxy A51, com o preço de 199,97€.
Quais são os benefícios do upselling e do cross-selling?
As principais vantagens destas duas estratégias de crescimento de vendas são o aumento do retorno financeiro e uma maior satisfação do cliente. No mercado Business To Business (B2B), acrescentam-se as seguintes vantagens:
- Aumento do valor da vida do cliente (customer lifetime value);
- Personalização da experiência do cliente;
- Otimiza o valor de cada venda;
- Permite que o cliente aproveite uma solução completa, aumentando a retenção dos clientes.
Agora que já conhece estas estratégias de aceleração de vendas está na hora de aplicá-las ao seu negócio sempre que possível. Mas não se esqueça de manter estas estratégias sempre alinhadas com a sua estratégia de marketing! O Marketing e as Vendas andam sempre de mãos dadas! 🤝
Fontes:
https://www.newbreedrevenue.com/blog/cross-selling-upselling-benefits
https://www.salesforce.com/br/blog/2018/5/Up-Sell-e-Cross-Sell-O-Que-sao-e-como-aplicar.html
https://www.salesforce.com/eu/learning-centre/sales/cross-selling/#keyfacts
https://www.salesforce.com/eu/learning-centre/sales/upselling/#keyfacts