Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler

RESPONSIVE PELO BEM DOS DIVERSOS DISPOSITIVOS

Depois de uma análise sobre este termo e sobre o significado dele, chego logo a uma óbvia conclusão. Responsabilidade… Mas responsabilidade sobre o quê?
A resposta é sobre forma como é pensado o design, implementação e por consequência a visualização do seu espaço web.
Devido à grande diversidade de como aceder a um espaço web, graças aos smartphones, tablets, notebooks e dos antigos desktops, as suas resoluções variam consideravelmente. O que leva à Goweb querer responsabilizar-se sobre a apresentação da informação contida no seu espaço web de uma forma acessível e confortável nos diferentes dispositivos.

Desvantagens de um espaço web Responsive

Começando pelas desvantagens do Responsive que não são muitas mas apesar disso devem se ter em conta.
A principal é o tempo de download do espaço web. Isto porque a grande parte das vezes o utilizador é obrigado a fazer download de um código que não será visualizado, bem como o redimensionamento das imagens que atrasa a velocidade dessa mesma visualização.

Vantagens de um espaço web Responsive

Ao contrário das desvantagens as vantagens do Responsive são imensas. Esta técnica permite a adaptação do espaço web às diversas resoluções, permite o uso de novas propriedades CSS 3, aceites hoje em dia por grande parte dos browsers.

É sobretudo uma solução estratégica de longo prazo, porque se ajusta facilmente a novos dispositivos que poderão surgir.

Conclusão

Responsive é um assunto muito interessante bem como extenso. Não faz muitos anos, a única preocupação eram os desktops e alguns smartphones, hoje são imensos os dispositivos que requerem preocupação e é importante estar a par desta nova técnica que possibilita que a informação seja entregue da melhor forma.
Existem desvantagens é certo mas as vantagens são compensatórias quando se tem um espaço web apesar de mais pesado disponível em todos os dispositivos.

João Costa,
Web Designer & Developer

Deixar uma resposta

Open chat