Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler
otimização-da-pesquisa-por-voz-futuro-da-otimização-motores-de-busca

Otimização da Pesquisa por Voz: O Futuro

Nos últimos anos, a popularidade de assistentes virtuais ativados por voz como Siri, Alexa, e Google Home disparou. Com o aumento exponencial da pesquisa de voz, as empresas devem adaptar-se a este novo paradigma de pesquisa para se manterem relevantes e visíveis para os respetivos consumidores. É aqui que entra em jogo a otimização da pesquisa por voz.

O que é a Otimização da Pesquisa por Voz?

A otimização da pesquisa por voz é o processo de otimização do seu website e conteúdo para consultas de pesquisa de voz. Isto inclui compreender os diferentes tipos de consultas de pesquisa de voz e utilizar palavras-chave (SEO) e frases relevantes no seu conteúdo para melhorar as suas hipóteses de aparecer nos resultados da pesquisa de voz.

Funcionamento da Otimização da Pesquisa por Voz

Por norma, são utilizados através de assistentes virtuais que são softwares/aplicações que entendem a linguagem natural humana e utilizam essa competência para realizar pedidos solicitados pelos utilizadores. Denotar que estes estão na nuvem (cloud) e necessitam de uma aplicação ligada à internet para funcionarem corretamente nos diversos dispositivos (smartphones, computadores, tablets, etc).

Não devemos esquecer que, para este processo ter o devido sucesso, é necessário verificar previamente se possui a ativação por voz ligada. Caso tenha, basta dizer o que deseja e o software realiza o respetivo pedido.

O principal objetivo dos assistentes virtuais é, através da otimização da pesquisa por voz, assistir os utilizadores em tarefas diárias, com base em comandos de voz.

Porque é importante a otimização da pesquisa por voz?

A pesquisa de voz está a tornar-se rapidamente o método preferido de pesquisa para diversos consumidores. De facto, de acordo com um   55% dos adolescentes e 41% dos adultos utilizam a pesquisa de voz diariamente. Isto significa que cada vez as pessoas estão mais ligadas à inteligência artificial, o que pode prejudicar as empresas que não tem um foco nessa área em específico.

Pesquisa por Voz vs Pesquisa Tradicional

As pesquisas por voz são diferentes das pesquisas tradicionais. Quando as pessoas escrevem uma consulta de pesquisa, tendem a usar frases curtas e concisas. No entanto, quando utilizam a pesquisa de voz, tendem a utilizar consultas mais longas e mais conversacionais. Isto significa que as empresas precisam de otimizar o seu conteúdo para ambos os tipos de consultas para maximizar a sua visibilidade.

Como mencionado anteriormente, o papel principal de um assistente virtual de voz é a realização de tarefas, sendo que as principais atividades desempenhadas por estes interfaces são as seguintes:

  • Chamadas Telefónicas;
  • Mensagens de Texto;
  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Agenda;
  • Lembretes;
  • Perguntas rápidas;
  • Previsão de Tempo;
  • Dúvidas;
5 dicas para otimizar a pesquisa por voz

Para conseguir realmente otimizar a pesquisa por voz recomendo os seguintes passos, tais como:

  • Compreender o seu público e o seu comportamento de busca: Saber quem é o seu público alvo e como utilizam a pesquisa de voz pode ajudá-lo a criar conteúdos que satisfaçam as suas necessidades e expectativas.
  • Utilizar palavras-chave de conversação: As pesquisas de voz tendem a ser mais conversacionais por natureza, por isso é importante utilizar as palavras-chave que realmente consigam refletir isso. Um exemplo disso é, em vez de usar “melhor restaurante perto de mim”, uma pesquisa de voz pode ser “onde posso encontrar o melhor restaurante perto de mim”.
  • Concentre-se no SEO local: Como já abordado anteriormente a pesquisa de voz é frequentemente utilizada para consultas locais, por isso é importante otimizar o seu website para SEO local, assumindo a sua listagem no Google My Business e acrescentando informações relevantes, tais como: o seu endereço e seu respetivo horário comercial.
  • Assegurar que dê respostas claras e concisas: Os resultados da pesquisa de voz dão frequentemente prioridade a respostas concisas e fáceis de entender, por isso é importante fornecer informações claras e concisas.
  • Otimize o seu website para dispositivos móveis: Muitas pesquisas de voz são realizadas em dispositivos móveis, pelo que é importante otimizar o seu website para dispositivos móveis para assegurar que é rápido, reativo e fácil de usar em ecrãs mais pequenos, ou seja, que o design do seu website seja responsivo.
Conclusão

Em suma, a otimização da pesquisa por voz é um aspeto crucial da otimização para motores de busca modernos. Ao compreender as necessidades únicas e o comportamento dos utilizadores de pesquisa de voz, as empresas podem melhorar a sua visibilidade e classificações, e alcançar mais clientes. Ao abraçar este novo paradigma de pesquisa, as empresas podem manter-se à frente da curva e permanecer competitivas no mundo da pesquisa em rápida evolução.

Na eventualidade de estar interessado a ler os nossos artigos, veja o nosso blog.

Open chat