Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler
Comprar Seguidores

Comprar seguidores: é uma boa estratégia para crescimento de audiência?

Fazer crescer o número de seguidores das suas redes sociais é uma tarefa árdua, exigindo vários meses de trabalho intensivo dos seus gestores. Por esse motivo, muitas empresas optam pela compra de seguidores – uma estratégia para terem um rápido crescimento. No entanto, a médio-longo prazo, esta não é uma estratégia viável e pode prejudicar a sua conta.

No artigo de hoje exploramos os perigos de comprar seguidores e dar-lhe-emos algumas dicas para fazer crescer as suas redes sociais.

Porque é que se compra seguidores?

O trabalho de gestão de redes sociais é mais exigente do que alguns possam pensar, e, obter resultados, demora o seu tempo. Neste sentido, várias empresas optam por atalhos para transmitirem a impressão que são bem-sucedidos. Estas são as principais razões para a compra de seguidores:

  • Perceção de popularidade: muitas empresas compram seguidores para darem a entender que são populares e aumentar a sua prova social. Por norma, estas empresas consideram que ter uma ampla rede de seguidores irá fazê-los parecer mais credíveis e confiáveis, e, assim, atrair mais seguidores reais.
  • Resultados rápidos: como já referimos, obter resultados nas redes sociais leva tempo e muitas horas de trabalho. A compra de seguidores dá um boost no número de seguidores das suas redes, fazendo parecer que têm uma audiência maior e com mais interação do que realmente têm.
  • Falta de compreensão: muitas empresas não compreendem a importância de ter seguidores reais, com interações genuínas com as suas publicações, não tendo noção das consequências desta ação.
Quais são as consequências da compra de seguidores?

Quando se compra seguidores, estamos a trazer contas falsas e inativas, que não vão interagir com o nosso conteúdo. Assim, esta ação não nos trás qualquer benefício, podendo, inclusive, trazer problemas tanto à nossa conta como à nossa reputação online.

Eis as principais consequências da compra de seguidores:

  • Seguidores falsos: a maioria dos seguidores que se compram são contas falsas geradas por bots. Estas contas não vão interagir com a nossa conta, o que fará diminuir a taxa de engagement.
  • Suspensão da conta: as plataformas de redes sociais trabalham ativamente para detetar e eliminar seguidores falsos, sendo que, se detectarem que a sua empresa está a comprar seguidores, a sua conta poderá ser penalizada, incluindo ser permanentemente suspensa. Assim, ao comprar seguidores está a arriscar a existência da sua conta, assim como a possibilidade de chegar à sua audiência presente nas redes sociais.
  • Perda de credibilidade: é provável que, mais cedo ou mais tarde, os seus seguidores reais se apercebem que comprou seguidores, prejudicando a sua credibilidade e, consequentemente, a confiança na sua marca.

 

Como fazer crescer a sua audiência de forma sustentada

Tal como em qualquer outra atividade de marketing, para fazer crescer as suas redes sociais é preciso delinear uma estratégia. Deixamos-lhe algumas dicas essenciais para formular a sua estratégia:

  • Definir o seu público-alvo: É o primeiro passo de qualquer estratégia. Antes de iniciar qualquer trabalho, é preciso perceber para quem quer falar. Qual é o seu cliente ideal? Quais os seus interesses e que tipo de conteúdo é que procuram? Perceber qual o seu público-alvo irá ajudar a personalizar o seu conteúdo aos seus interesses, aumentando a probabilidade de que sigam a sua conta.
  • A chave do sucesso está na consistência. Partilhar conteúdo relevante para o seu público-alvo vai ajudá-lo a atrair mais seguidores.
  • Utilizar hashtags: hashtags relevantes para o seu negócio, os seus posts irão aparecer nos resultados de pesquisa para essas hashtags, expondo o seu conteúdo a utilizadores que, muito provavelmente, não o teriam encontrado de outra forma.
  • Colabore com criadores de conteúdos. Estabelecer parcerias com criadores de conteúdos no seu nicho de mercado pode ajudá-lo a chegar a nova audiência e aumentar o seu número de seguidores.
  • Recorra à publicidade. Utilize opções de publicidade disponibilizadas pelas plataformas, como, por exemplo, promover determinado post ou a sua conta. Com a publicidade conseguirá chegar a mais pessoas e aumentar o seu número de seguidores.
  • Meça resultados e ajuste a estratégia. É fundamental medir os seus resultados! Utilize as ferramentas de analytics para medir os seus resultados e ajustar a sua estratégia aos mesmos. Monitorizar regularmente os seus resultados irá ajudá-lo a compreender o que é que está a resultar e o que não está, permitindo-lhe tomar decisões sobre o que fazer a seguir.

O crescimento das suas redes sociais exige um grande investimento de tempo e esforço da sua parte. No entanto, com uma boa estratégia definida, pode construir uma comunidade forte e que se relaciona com o seu conteúdo. Lembre-se que o seu foco deve estar em oferecer valor à sua audiência!

Open chat