Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler

MARKETING E SOCIAL MEDIA: USOS E TENDÊNCIAS

O marketing está a sofrer grandes alterações e a sua relação com as redes sociais.

À medida que a sociedade evolui, os padrões de consumo se modificam e a tendência dos consumidores se aproxima mais da participação e não do consumo passivo, também o marketing evolui na sua forma de agir e pensar. No que diz respeito à utilização do marketing social e das redes, uma parte já significativa dos “marketeers” passou da fase experimental para a estratégica, usando esse canal como ferramenta imprescindível no seu mix de comunicação. Ainda que a massa dos profissionais de comunicação e marketing andem algures pelo meio, numa fase de testes, já existem algumas tendências facilmente identificadas como objectivos de retorno.

Num estudo efectuado nos Estados Unidos, no seio dos profissionais de marketing social, estes são os padrões mais referidos como objectivo da utilização de “social marketing”:
1 – aumentar visitas e tráfego para um website
2 – aumentar a geração de contactos
3 – aumentar as vendas de produtos e serviços
4 – aumentar a eficácia nos motores de busca (SEO)
5 – Aumentar a reputação da marca ou de produto
6 – Aumentar a notoriedade da marca ou de produto
7 – Reduzir o custo de aquisição de um produto
8 – Melhorar a política de Relações Públicas
9 – Melhorar a política de Apoio ao Cliente
10 – Reduzir custos na implementação de Sistemas de apoio ao cliente

Segundo este estudo efectuado pela Marketing Sherpa, verifica-se ainda que a maior tendência para o aumento da utilização das redes sociais como canal estratégico de comunicação e marketing, é o sector da revenda e comércio electrónico, seguidos pelo nicho dos media e imprensa. Curiosamente, um dos veículos de destino para as verbas do investimento vai para actividades os próprios colaboradores das empresas que são agora incentivados para a comunicação através de blogs, desenvolvimento de conteúdo e monitorização de redes sociais.

Deixar uma resposta

Open chat