Marketing Digital: Os Primórdios
O Marketing Digital é de facto uma ferramenta que pode ser extremamente útil às empresas na forma como potenciam o seu negócio.
Mas quando é que este surgiu?
Nos anos 90 surgiu a primeira versão da Internet, um pouco diferente da que conhecemos hoje, chamada de Web 1.0 onde a interacção dos usuários com páginas da web de maneira activa não era permitida, mas deixava que eles encontrassem informações através de um sistema de busca de forma simples tendo sido este o inicio do Marketing Digital. Nota-se ainda que em 1993 surgiram as primeiras formas de interacção com as empresas através dos primeiros anúncios clicáveis.
No entanto, este ainda era muito semelhante ao marketing tradicional, pois a comunicação era unilateral, feita pela empresa e no máximo envolvia um site institucional, e o consumidor apenas recebia passivamente o conteúdo, sem uma interacção próxima entre as duas partes.
No entanto, foi apenas nos anos 2000 que o marketing digital ficou mais parecido com os dias de hoje, muito por culpa da chegada da Web 2.0.
A comunicação passou de unilateral e passiva para uma comunicação mais democrática e direccionada para todos. A interacção era mais dinâmica pois as pessoas podiam pela primeira vez interagir entre elas e com os conteúdos disponibilizados na rede.
Pela primeira vez a Internet passou a ser vista como um produtor de conteúdo importante.