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Marca pessoal é o que as pessoas dizem de si quando não está presente.

Num ambiente competitivo que é o meio empresarial, ter uma boa marca pessoal ou personal branding pode ajudar qualquer pessoa a ser bem sucedida. Uma marca pessoal forte eleva a credibilidade, cria diferenciação e atrai novas oportunidades. Mas como construí-la? É o que este artigo explica de forma muito simples. 

O que é o Personal Branding?

Personal branding é o processo de, intencionalmente, criar e influenciar a perceção do público sobre si mesmo/a. O objetivo é criar um posicionamento claro e diferenciado para que se destaque perante a concorrência e para crescer a sua reputação. 

Porquê que precisa de uma marca pessoal?

Seja para converter um cliente ou para conseguir um novo emprego, a perceção que as pessoas têm de si é extremamente importante. A presença de uma marca pessoal bem definida contribui para elevar a credibilidade, criar uma imagem positiva e criar um círculo de influência. 

Dica: escolha um atributo, capacidade ou conhecimento que o/ distinga. Esse atributo deve ser trabalhado e destacado em toda a sua comunicação. Como resultado, é por isso que será lembrado/a.

O que é uma marca pessoal forte

O valor de uma marca depende da sua notoriedade, do envolvimento com os clientes e da sua imagem. Depende do passado mas, sobretudo do valor que pode vir a gerar/acrescentar no futuro. 

A notoriedade é o grau de conhecimento de uma marca, por parte do público. É o nível de presença da marca no espírito do consumidor. 

O envolvimento dos clientes/audiência baseia-se na sua proximidade à marca e poderá ser funcional ou emocional. 

A imagem baseia-se nas ideias que as pessoas associam à marca. Está relacionada com o posicionamento, permitindo criar-se uma imagem positiva e distinta.

Todos estes conceitos aplicam-se a si mesmo/a enquanto produto que procura vender. Ao trabalhar a sua marca pessoal, estes aspetos devem ser desenvolvidos, tornando-a mais forte. 

E como alcançar um posicionamento distinto?

Para alcançar um posicionamento distinto, podemos usar os elementos base do marketing, neste caso, aplicando-o a si:

Qual é o seu produto? O conhecimento, as competências e o que está disposto a fazer são os componentes do seu produto. Também se inclui aqui a postura, personalidade e soft skills. Ao apresentar o seu produto, deve dar a conhecer as suas experiências. Contudo, saiba que o seu valor depende daquilo que consegue criar no futuro.

Como distribuir o seu trabalho? Definir o mercado e localização, flexibilidade e para quem está disposto a vender o seu produto. Para dar a conhecer a sua proposta de valor, use diferentes canais como palestras, entrevistas, publicação de artigos, entre outros.

Como comunicar?  Deve escolher o seu público e explorar diferentes formas de se dar a conhecer. Isto pode ser através de um site, das redes sociais, publicações, blogs, etc. Não se esqueça, a sua aparência também comunica.

Qual o seu preço? Quanto vale o seu produto? Porquê? Defina muito bem a sua proposta de valor antes de responder a esta questão.

 

Refletir sobre estas ideias e definir cada pormenor da imagem que procura ter é o primeiro passo para construir a sua marca pessoal. Com consistência e visibilidade, a sua marca irá ganhar cada vez mais força. 

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