Acessibilidade e Design Inclusivo
Acessibilidade e Design Inclusivo são componentes críticos do Desenvolvimento Web moderno. Eles têm como foco garantir que websites e aplicações sejam usáveis por pessoas com uma ampla gama de habilidades, incluindo aquelas com deficiências. Neste artigo, exploraremos a importância da acessibilidade e do design inclusivo e iremos destacar algumas das melhores práticas e ferramentas que podem ajudar a tornar a web mais acessível para todos.
Importância da acessibilidade e do design inclusivo
A acessibilidade e o design inclusivo são importantes por vários motivos. Em primeiro lugar, eles garantem que as pessoas com deficiências possam usar e desfrutar da web, assim como todos os outros. Em segundo lugar, eles tornam os websites e aplicações mais fáceis de utilizar e acessíveis a uma ampla gama de utilizadores, incluindo idosos, pessoas com baixa visão ou daltonismo e aquelas que usam tecnologias assistidas, como leitor de tela. Finalmente, a acessibilidade e o design inclusivo também podem ter um impacto positivo no SEO e nas classificações dos motores de busca.
Melhores práticas para acessibilidade e design inclusivo
Existem várias diretrizes que os desenvolvedores web podem seguir para tornar os seus websites e aplicações mais acessíveis e inclusivos. Estas incluem:
- Não dependa exclusivamente da cor – Nem todos os utilizadores conseguem distinguir cores e associá-las a sentimentos. Por norma, num website associa-se o vermelho a algum alerta e ao verde algo correto que fizemos mas para os daltónicos não é assim. Para contrariar isso devemos colocar rótulos e ícones para suportar o conteúdo que pretendemos partilhar.
- Não bloquear o zoom – Alguns websites vêm com configurações padronizadas que desativam a funcionalidade de zoom nas páginas da web em dispositivos móveis. Isto prejudica os utilizadores que tenham dificuldades visuais, portanto para prevenir isso deve-se ficar de olho no comando limitante, o [maximum-scale=1.0].
- Atributo Alt – Esta prática é muito utilizada nas CMS (Content Management System), para descrever o que se passa numa imagem. Para utilizadores que possuam deficiências visuais, é muito importante terem acesso a esta informação.
- Subtítulos e Legendas nos vídeos – Esta prática deve estar ativada para ajudar utilizadores que tenham problemas de audição, a compreender os assuntos que são abordados no vídeo. Caso deseje ter a certeza se o conteúdo está realmente correto, pode legendar o seu próprio conteúdo.
- Utilização de Palavras Alternativas – Esta prática, é facilmente realizada através das tags de semântica que estão associadas ao HTML. Através desta ação, vai facilitar a leitura do utilizador.
- Use a Marcação Correta – As tags corretas são essenciais para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Caso utilize tags que não tenham nada a ver com o conteúdo a experiência do utilizador, vai ser prejudicada, independentemente se possui alguma deficiência ou não.
Ferramentas para acessibilidade e design inclusivo
Há várias ferramentas disponíveis que podem ajudar os desenvolvedores web a tornar seus sites e aplicativos mais acessíveis e inclusivos. Estas incluem:
- Verificadores e Validadores Web – AccessMonitor e Wave;
- Verificadores de Contraste de Cor – Analisador de Contraste de Cor e CorHexa;
- Simuladores de Leitor de Tela – NVDA e VoiceOver;
- Ferramentas de Teste Automatizado de Acessibilidade – Axe (desenvolvido por a Deque);
Em suma
Acessibilidade e design inclusivo são componentes muito importantes do Desenvolvimento Web moderno.
Estes garantem que websites e aplicações sejam utilizáveis por pessoas com uma ampla gama de habilidades, incluindo aquelas com deficiências. Ao seguir as melhores práticas e usar ferramentas, os desenvolvedores web podem tornar os seus websites e aplicações mais acessíveis e inclusivos para todos. Fazer a web acessível para todos os utilizadores não é apenas uma obrigação legal, mas também uma responsabilidade moral que beneficia e carrega benefícios para todos.