Etapas Chave do Inbound Marketing
As etapas chave do Inbound Marketing
Ao longo dos anos, o comportamento do consumidor sofreu alterações significativas. Antes havia informação limitada, escassa e concentrada em grandes canais de comunicação.
Atualmente, o consumidor tem acesso a uma enorme quantidade de informação acerca do mercado, permitindo-lhe tomar decisões mais conscientes relativamente às suas compras.
Desta forma, torna-se importante para qualquer negócio partilhar informações acerca dos seus produtos e serviços, bem como do seu mercado.
O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. O funil do Inbound Marketing ilustra as etapas que o consumidor percorre até ao momento da compra. Desta forma, a empresa consegue identificar em que fase o seu cliente se encontra e agir de forma adequada.
ATRAIR
Nesta etapa, deve desenvolver ações com o objetivo de atrair visitantes para o seu site ou blog. Como tal, deve investir algum tempo na produção de conteúdo de qualidade. O objetivo é aumentar o número de visitantes do seu site, de forma a potenciar conversões.
CONVERTER
É aqui que os visitantes conquistados na etapa de atração são convertidos em leads. O foco principal é fazer com que os visitantes deixem informações de contato com a sua empresa em troca de algum benefício. Este pode incluir, por exmplo, um ebook ou outro conteúdo de interesse do visitante. Ao converter visitantes, é possível constituir uma base de contatos de interessados no seu negócio e com maior probabilidade de se tornarem seus clientes.
RELACIONAR
Este é o momento em que vai estabelecer o relacionamento com os leads convertidos. O objetivo principal nesta etapa é transformar seus leads em clientes. Nesta fase, o Lead deverá estar mais confiante que a sua empresa é a solução para o problema dele e estará pronto para tomar a decisão de compra.
VENDER
É o momento que concretiza o alinhamento entre os leads que vieram do marketing e a equipa de vendas. O objetivo é concretizar a venda do seu produto ou serviço para aqueles que eram os seus potenciais clientes. Na fase de vendas, é importante fazer a análise das ações executadas para ver o que funciona e o que pode ser melhorado.
ANALISAR
A análise é o momento de focar nas metas definidas, estratégias realizadas e resultados obtidos. O foco é verificar o desempenho das ações que foram executadas na sua estratégia de Inbound Marketing. Após analisar os resultados, escreva relatórios diários, semanais ou mensais para organizar as informações e, posteriormente, fazer uma análise global mais precisa.