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Design Thinking vs. Design Centrado no Utilizador

“O poder do design centrado no utilizador: Melhorar a experiência do utilizador e impulsionar o sucesso empresarial”

O design centrado no utilizador, é uma filosofia de design que dá prioridade às necessidades e desejos do utilizador final acima de tudo. Nesta publicação do blog, vamos explorar os princípios do design centrado no utilizador e discutir por que razão está a tornar-se um aspecto cada vez mais importante do design moderno.

O que é Design Centrado no Utilizador?

O design centrado no utilizador é uma abordagem à concepção que coloca as necessidades dos utilizadores em primeiro plano e segue um processo de concepção iterativo que se centra nas necessidades do utilizador em cada etapa do processo. Denotar, que o principal objectivo da UCD é criar um produto que seja altamente desejável e funcional para o utilizador.

A importância do Design Centrado no Utilizador

O design centrado no utilizador, é importante de diversas formas, tais como:

  • Melhorar a experiência do utilizador através dos produtos e serviços da empresa;
  • Adicionar qualidade ao que é produzido, visualizando o feedback e a própria perceção dos utilizadores;
  • Aumentar a receita e reduzir custos, por conseguinte da criação de produtos e serviços melhores;
  • Melhorar a usabilidade de um software e consequentemente as suas ferramentas, que vai possibilitar gerar maior valor à empresa. 

Os princípios do Design Centrado no Utilizador

Existem 4 princípios fundamentais do design centrado no utilizador, nomeadamente:

  • Compreender o utilizador e o contexto de utilização: Este primeiro passo consiste em investigar os comportamentos, problemas e objectivos dos seus utilizadores, bem como a forma como poderão interagir com o seu produto.
  • Especificar os requisitos do utilizador e da empresa: Aqui, estabelece-se a razão pela qual o produto é benéfico tanto para os utilizadores como para a empresa, e encontram-se métricas para medir o sucesso para a empresa e para os utilizadores.
  • Criar soluções de design: A terceira etapa consiste na criação de storyboards, mapeamento de percursos, wireframing, concepção de maquetes e fluxos de utilizadores, teste de diferentes elementos da IU, bem como na determinação de uma arquitectura de informação eficaz para conceber um produto que resolva os problemas dos utilizadores. Basicamente, é a fase mais de desenvolvimento relativo ao design centrado no utilizador.
  • Avaliar as concepções: Por fim, realiza-se um teste de usabilidade, para testar a eficácia do que foi desenvolvido e determinar o que funciona bem e o que precisa de ser melhorado.

O que é Design Thinking?

O design thinking é uma abordagem criativa à inovação e à resolução de problemas que adota perspectivas e processos de design e os aplica a problemas com que os designers não encontram habitualmente.

 

Passos fulcrais do Design Thinking

Normalmente, este processo é concebido em 6 etapas ou fases:

  • Compreender ou criar empatia: Explorar e criar uma compreensão profunda da necessidade ou do problema. Deve compreender o estado atual do que os seus utilizadores fazem, sentem e pensam, para se imergir neles.
  • Definir: Priorizar e definir os principais conhecimentos, problemas e oportunidades identificados na sua investigação.
  • Imaginar: Realizar um brainstorming relativo a todas as ideias e soluções possíveis para o que foi identificado na etapa de definição. Denotar, que nem todas as ideias vão ser boas, não desista e continue a procurar a ideal.
  • Construir um protótipo: Transforme as suas ideias em protótipos (wireframes). Descubra o que funciona e o que não funciona. 
  • Testar: Teste as suas soluções com utilizadores reais. Ouça os seus comentários e repita a sua criação para assegurar que satisfaz as respetivas necessidades.
  • Aprender: Agora que já falou com os seus utilizadores e testou ideias, aprenda com o que eles disseram. Implemente uma solução que satisfaça as suas necessidades, pois é a eles que temos que agradar. 

De realçar, que não necessita seguir à risca, todos estes passos, se houver algum que possa aglomerar com o outro e obter resultados, pode fazer sem qualquer tipo de problema.

Principal diferença entre Design Centrado no Utilizador e Design Thinking

A principal diferença entre eles é o seu principal foco. O design centrado no utilizador centra-se na promoção de uma empatia profunda com a população para a qual se está a conceber. Enquanto o design thinking, também requer um grande conhecimento do utilizador, mas tem em consideração a viabilidade tecnológica e os objectivos comerciais.

Conclusão

Ambas as abordagens têm os seus méritos e podem ser aplicadas de acordo com as necessidades do projeto e da empresa. É importante lembrar que, independentemente da abordagem utilizada, o foco deve estar sempre nas necessidades dos utilizadores e em criar experiências positivas para eles.

 

Fonte:

https://careerfoundry.com/en/blog/ux-design/design-thinking-vs-user-centered/

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