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O crescimento orgânico do canva – Estratégia de SEO

A plataforma canva foi fundada em 2012 com o objetivo de permitir que qualquer pessoa possa aceder a milhares de templates para diferentes propósitos, de modo a poder criar os seus próprios designs com qualidade. Desde a sua criação, esta empresa teve um crescimento exponencial que se deveu, sobretudo, à estratégia de SEO, que lhe permitiu entrar em diferentes países e conquistar milhares de utilizadores no mundo. Mas, então, que estratégia foi esta?

Em primeiro lugar, é importante realçar a importância da aplicabilidade e as diferentes funcionalidades que a plataforma oferece, preenchendo uma grande lacuna desde mercado. Trata-se de um produto com uma procura diversificada, desde estudantes a profissionais de marketing. A plataforma permite efetivamente a criação bons designs, o que em grande medida facilitou a sua expansão internacional.

Plataforma Canva

         Mas relativamente à estrutura do site e à estratégia de SEO, o que podemos aprender com esta plataforma?

  •         A importância do uso das Keywords – O canva usou keywords semelhantes para diferentes páginas do site, mas que se diferenciavam através da intenção do utilizador. Por exemplo, se o usuário pesquisa “criar currículo”, será direcionado para a área de criação do site. Contudo, se pesquisar “currículo grátis”, provavelmente procura um template que possa utilizar, sendo que será direcionado para páginas dentro desse género. As páginas devem ser criadas com base nas intenções do utilizador. Se temos duas keywords para a mesma página, que representam intenções diferentes, faz sentido criar duas páginas que satisfaçam diretamente a necessidade do visitante.
  •         Internal linking – todas as landing pages do site do canva, com diferentes designs, categorias e opções, estão ligadas a páginas pertinentes que facilitam o seu acesso. Ou seja, se estiver à procura de um business card, poderá encontrar várias categorias dentro desta secção. Essas categorias juntam exemplos de business cards que lhe possam interessar. Todas essas categorias direcionam para diferentes páginas com potencial de gerar tráfego no site.
  •         Criação de landing pages escaláveis – É importante que as landing pages sejam fáceis de recriar para diferentes temas que permitam ao utilizador ter a informação mais próxima à que procura. Ao serem replicáveis, tornam todo o processo de otimização mais simples.  
  •         Link building – é uma técnica de otimização dos motores de pesquisa. É o que vai permitir ao motor de pesquisa determinar a relevância do seu site. Desta forma, é importante que existam vários links que deem acesso ao site, transparecendo a qualidade do conteúdo.
Conclusão

 A criação de links é extremamente útil para a criação de algoritmos pelo motor de pesquisa, de forma a determinar a relevância de uma determinada página. Ou seja, existirem vários links que permitam o acesso a um site indica a qualidade do conteúdo disponível.

Fonte:

https://pt.semrush.com/blog/expansao-internacional-a-estrategia-de-sucesso-do-canva/

https://www.producthunt.com/discussions/the-seo-strategy-that-led-canva-to-a-40-billion-valuation

 

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