Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler

ALGORITMO DE PESQUISA DO GOOGLE MUDA

Milhões de websites podem vir a ser afetados.
Desde ontem que o algoritmo de pesquisa do Google sofreu uma alteração radical que vai ter consequências para os sites que não tenham uma versão para smartphones e tablets. Os sites cuja construção tenha em conta os dispositivos móveis, considerados mobile friendly, vão ser favorecidos nas pesquisas, atirando os que têm um design pensado apenas para desktop ou portáteis para lugares com menos visibilidade.

Uma página é considerada mobile friendly se não obrigar ao uso de software extra nos aparelhos móveis; de fácil leitura sem serem necessárias alterações de zoom; adaptando o tamanho dos seus conteúdos aos ecrãs dos dispositivos para evitar alterações constantes no scroll da página; e que coloquem os links em zonas que não levem os utilizadores a clicarem acidentalmente em acessos a páginas indesejadas.

O Google passou a utilizar o mobile friendly como critério obrigatório quando apresenta um ranking de websites após uma pesquisa. “Esta alteração irá afetar as buscas em aparelhos móveis em todas as línguas do mundo e terá um impacto significativo nos nossos resultados de pesquisa. Consequentemente, os utilizadores terão mais facilidade em obter resultados relevantes, de alta qualidade de pesquisa, que são otimizados para os seus aparelhos”, declarou a empresa.

Este impacto de que o Google fala vai ser enorme, não podemos esquecer que atualmente, 60% do tráfego online é feito em aparelhos móveis. Apesar do tempo que mediou o anúncio e a sua implementação dado para os websites se adaptarem a smartphones e tablets, há quem fale na hipótese de se avizinhar uma hecatombe, que irá colocar em risco o ranking de milhões de páginas.

O Google criou uma página de teste que analisa um URL e indica se a página tem um design compatível com dispositivos móveis.

A solução está ao seu alcance, não perca tempo.

Fale Connosco!

Deixar uma resposta

Open chat