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“Welcome to the Dark Side”, Conversão de Clientes

18Bem-vindos ao lado negro.

Não, não temos a força para fazer clientes levitar caso não optem pela nossa empresa nem temos um light saber conosco, mas temos o modelo AIDA.

Atenção, Intenção, Desejo e Acção. Estas 4 palavrinhas mágicas e poderosas são fundamentais para a conversão de clientes.

Este modelo remonta-nos aos tempos onde nem se sonhava que o comércio se tornasse eletrónico ou sequer que isto poderia ter implicações a nível de marketing ou quanto mais marketing digital.

St. Elmo Lewis criou o modelo AIDA para ajudar as equipas de vendas a vender mais a partir de uma melhor percepção do processo de decisão do consumidor. O modelo AIDA descreve as motivações básicas que leva alguém a optar por uma marca em detrimento de outra.

Evidentemente que possui algumas falhas, no entanto, o seu conceito continua a ser essencial para a visualização esquemática do esqueleto do marketing, da publicidade e do comportamento do consumidor.

ATENÇÃO – É necessário que as pessoas saibam da tua existência. Neste ponto é utilizada a publicidade de modo a gerar a atenção;

INTERESSE – Nesta fase, o consumidor já conhece as características do produto/serviço, muito por culpa da publicidade;

DESEJO –  Promoções sazonais, marcas fortes, benefícios únicos do produto/serviço, são alguns dos fatores mais importantes que levam a geração de desejo nos consumidores. É uma parte essencial pois através disto leva ao objetivo principal que é a Acção.

ACÇÃO – Este é o ponto mais importante do modelo AIDA pois representa o ato em si. É a razão pela qual existiram todas as outras fases anteriores. É nesta fase que se dá a acção do cliente pela primeira vez e pode traduzir-se numa fidelização ou numa compra única.

Interessante não?

Posto isto, não somos o lado negro da força não se preocupe. Deixamos isso para o Darth Vader e os seus compinchas. O que nós pretendemos mesmo com este tópico é mostrar a subtileza com que o marketing atua nas pessoas, mais concretamente no processo de conversão de clientes. E a forma como essa atuação pode ser traduzida em modelos.

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