SEO & SEA – falamos do mesmo?
Facilmente confundidas, as técnicas de SEO e SEA não poderiam ser mais diferentes.
Ainda que a principal forma de interação seja na área de pesquisa (Search) do Google, ambas têm critérios e técnicas de apresentação muito diferentes.
Conheça as principais diferenças.
SEO – Search Engine Optimization
SEO é um conjunto de técnicas (idealmente gratuitas, no sentido em que não têm um investimento directo) que possuem o objetivo de otimizar o seu site para obter melhores resultados orgânicos no Google.
Esta técnica assenta numa utilização de keywords mais relevantes e que caracterizam o nosso produto/marca, em cada uma das páginas do site/blog.
Estas keywords ajudam o Google a identificar o assunto do site e a categorizá-lo, dando-lhe mais ou menos prioridade de acordo com a relevância do conteúdo, mas também ajuda o utilizador a reconhecer que o que procurou está nesse conteúdo.
O SEO acaba por ter duas vertentes: uma de conteúdo para o utilizador, e outra técnica que se foca na performance e na eficácia do website enquanto plataforma.
Não há milagres rápidos em SEO. Para um site ganhar notoriedade, leva algum tempo. Saiba mais sobre como o Google funciona aqui.
SEO na página
É importante ter em mente as principais áreas para otimizar diretamente na página do site:
- Título da página: deve a) descrever com precisão o tema da página; b) criar um único título por página b) apresentar a palavra-chave principal do conteúdo (se possível, com outras variações); e c) colocar sua marca no final do título.
- Meta description: é o fragmento de texto que aparece na página de resultados. O objetivo é mostrar ao utilizador do que se trata a página e convencê-lo de que vale a pena clicar no link para ler o conteúdo. Dessa forma, preencher a Meta Description com um texto atrativo e convincente pode aumentar muito a taxa de cliques quando o seu site aparecer entre os resultados.
- URL (endereço da página): a URL deve ser descritiva e conter a palavra-chave desejada.
- Imagens: deverá ter em conta os seguintes aspetos relativamente às imagens do website: o nome do ficheiro, o texto alternativo (alt text) e o tamanho do ficheiro.
- Títulos: hierarquia de títulos (H1, H2, H3 e H4)
- Textos simples: descrição dos produtos/serviços com as melhores palavras-chave
- Linkagem Interna (Linkbuilding Interno): criação de links internos, ligando páginas a determinados textos âncoras estratégicos; melhorar a navegação do utilizador; facilitar o conhecimento de novas páginas para os motores de busca; relacionar páginas que abordam tópicos semelhantes;
- Sitemap.XML e HTML: ajudam o Google a reconhecer a estrutura de páginas do site.
SEA – Search Engine Advertising
SEA é uma técnica que utiliza anúncios, também baseados nas palavras-chave mais relevantes, em plataformas como Google Adwords (Google Search/Display, YouTube e Partner Network), Facebook/Instagram Ads e LinkedIn Ads. Estes anúncios são pagos principalmente pela metodologia PPC (Pay Per Click) em que o anunciante paga cada vez que um utilizador clica em seu anúncio.
O SEA funciona através de um princípio semelhante ao biding (leilão). Ou seja, quanto mais o anunciante estiver disposto a pagar por clique, maior a probabilidade do seu anúncio aparecer em primeiro lugar no resultado pago.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens | Desvantagens | |
SEO | · Excelente para divulgação/posicionamento a longo prazo
· Os resultados da pesquisa orgânica despertam mais atenção sendo, pois, mais passíveis de serem clicados; · Não implicam pagamentos mensais ou investimento fixo; · Transmite maior credibilidade pois o seu posicionamento deu-se ao valor e importância do conteúdo do website. |
· Surgir na posição que se ambiciona pode demorar algum tempo;
· Alto nível de concorrência (depende da área); · Não aconselhável para ações das quais se pretenda um retorno imediato, como promoções ou campanhas; · Apesar de não existir necessidade de pagamentos diretos, implica um investimento de tempo e um know-how específico. |
SEA |
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