Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler

Edição de fotografia em dispositivos móveis

A edição de fotografia abrange uma ampla gama de atividades, tendo como propósito alterar e/ou manusear o conteúdo da fotografia.

A prática de edição de fotografia é muitas vezes criticada, ou vista como uma má prática, no entanto, mesmo tendo saído perfeita na sua captura, há sempre algo que pode ser melhorado para determinado propósito, ou simplesmente para dar um toque de criatividade.

O processo de edição de fotografia não veio com a era digital!

O processo de edição é usado desde a criação da fotografia. No entanto, o processo e suportes fotográficos alteraram-se, assim como as ferramentas de edição. Desta forma, a grande diferença é que as primeiras ferramentas de edição eram químicas ou mecânicas, enquanto hoje são digitais.

 Para os mais atentos, alguns ícones de ferramentas nos programas de edição têm como referência recursos analógicos, outrora utilizados de forma manual na edição de fotografias.

 A edição de fotografia digital já se tornou uma prática comum, seja para um ajuste cromático ou apenas um recorte.

Com a necessidade desta prática, por profissionais ou não, surgem cada vez mais ferramentas digitais que nos permitem, facilmente, e de forma intuitiva, editar fotografias usando algumas técnicas tais como:

  •  recorte,
  • redimensionamento,
  • ajuste de brilho e contraste,
  • correções de cores,
  • remoção de fundos
  • e … até onde a criatividade nos levar!

E porque hoje tudo se faz no telemóvel, são cada vez mais as aplicações móveis para edição de fotografia, seja para ajustes básicos ou mais profissionais, gratuitas ou não!

Todos os smartphones já vêm como uma aplicação que permite capturar e fazer alguma edição.

6 aplicações móveis para edição de fotografia

Em contexto pessoal ou profissional, explore algumas técnicas de edição e aperfeiçoe as suas fotografias. Deixamos-lhe alguns exemplos de aplicações gratuitas, disponíveis em Android e IOS, onde pode explorar a fundo o mundo da edição:

  1.  Adobe Photoshop Express. Aplicação que permite edição e partilha de fotografias. Pode editar, colar e misturar imagens. Tem algumas predefinições disponíveis, como a suavização de pele e a opção de adicionar recursos avançados na versão premium.
  2. Adobe Lightroom. Esta aplicação é exclusivamente para captar e tratar fotografias, não sendo possível acrescentar outro tipo de conteúdo, por exemplo: texto. Permite tratar ficheiros em formato RAW, possibilitando recuperar informações da imagem usando as suas ferramentas. Esta aplicação permite também organizar e gerir as suas fotografias em pastas,álbuns e etiquetas.
  3. Snapseed. Aplicação desenvolvida pela Google. Possui uma vasta variedade de ferramentas, efeitos e filtros.
  4. VSCO. Permite a captura e edição de fotografias e vídeo. Oferece diversos filtros e recursos.
  5. Afterlight. Aplicação de edição de imagem perfeita para edição rápida e fácil. Oferece diversos filtros e recursos.
  6. Pixlr. Aplicação com diversos recursos de edição, assim como criação de composições diversas. Um catálogo vasto de efeitos e sobreposições, que pode ter sempre à mão nos seus favoritos.
Open chat