Como Selecionar a sua Foto de Perfil
Sabe como selecionar a melhor foto para o seu perfil de LinkedIn?
Como profissionais, independentemente da área em que nos encontramos, pretendemos passar sempre uma certa imagem de nós mesmos. Essa imagem pode depender da empresa em que estamos empregados, do nosso cargo, e também da nossa vontade. Assim sendo, deixo-lhe 6 aspetos que deve ter em conta na escolha da sua foto:
- Emprego – é o primeiro detalhe a que tem de ter atenção. A foto que escolher tem de se relacionar com o seu emprego. Por exemplo, se é ciclista profissional, não faz sentido colocar uma foto de fato e gravata – pelo contrário, poderá, por exemplo, colocar uma foto com o seu equipamento vestido.
- Profissionalismo – a primeira tendência quando se escolhe uma foto de perfil, é ir automaticamente selecionar uma em que estejamos mais bonitos. Pois, errado, deve preferir uma mais simples que retrate o seu lado profissional. Aquela sua fotografia muito bonita na praia que tirou no Dubai, não é uma boa opção.
- Confiança – não tenha medo de manter um olhar firme, um profissional, independentemente do seu cargo, deve sempre estar confiante sobre si. Evite o olhar “tímido”.
- Carisma – pense na sua foto de perfil como sendo a sua marca, crie um magnetismo pessoal, atraia bons profissionais e bons potenciais clientes. Ser carismático não é importante apenas para a sua foto, mas também para o seu emprego. Sorria, mostre as suas capacidades através de uma expressão facial/corporal.
- Responsabilidade – esta deve estar sempre presente, o senso de responsabilidade é o que transmite vários outros fatores e faz com que as suas conexões criem confiança em si. Quando atingido um bom equilíbrio entre profissionalismo e qualidade da sua foto de perfil, é absolutamente capaz de demonstrar responsabilidade. Este fator é maioritariamente refletido pelo fundo em qual tira a sua foto e vai de encontro ao profissionalismo.
- Outras características pessoais que podem ser identificadas como importantes – por exemplo, comediantes pretendem passar uma imagem mais engraçada enquanto modelos estariam interessados em passar uma imagem mais atrativa e confiante sob si mesmo.
Características das Fotografias
Com certeza que já desejou ter fotos iguais, isto é, com a mesma qualidade e harmonia, às publicadas por figuras públicas. Por isso, ofereço-lhe três dicas sobre como ter fotografias de qualidade:
- Deve estar sempre entre o plano médio e o plano médio curto – a sua imagem deve conter da cabeça, até ao nível dos braços, ou pelo menos até ao nível do peito.
- Ter um fundo limpo – independentemente da cor, funciona muito bem. Fundos reais são mais aplicáveis em circunstâncias práticas como por exemplo, praticantes de desporto (podem considerar aplicar um fundo de acordo com a profissão que exercem). Apesar de desconsiderado, o fundo influencia imenso a imagem que se pretende transmitir.
- Um pequeno detalhe, mas muito importante. A sua expressão física e facial! Um olhar mais subtil, um sorriso, a posição, o cruzar de braços – todos estes são detalhes que certamente irão descrever a sua imagem. Voltemos ao exemplo anterior, um comediante colocaria uma fotografia em que se estivesse a rir e numa posição frontal com as mãos em “thumbs-up”. Um modelo preferiria um ângulo mais lateral que revele os traços faciais e as linhas corporais, com um olhar confiante!
Relembro que há casos e casos, mas pondere sempre o que se enquadra melhor na sua profissão!
Vou lançar-lhe um desafio! Observe a seguinte imagem, o que lhe transmite?
No meu ponto de vista, considero que seja um potencial CEO, responsável, e pronto para avançar com os seus projetos!
Lembre-se sempre, tudo depende de si, do que você representa e da imagem que realmente quer passar. Livre-se das selfies com o sol a bater na cara ou das fotografias de corpo inteiro em cima de uma montanha que ficou feliz em subir!
Seja a sua profissão!