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FEED-BACK VS FEED-FORWARD

“O pior feedback é, a indiferença…”
Estarão os seus canais de promoção a ser vistos?! Por quem?! Quando?! Quantas vezes? Tem tido feedback?

Que retorno dá aos pedidos e reclamações, ou não dá de todo?

As suas newsletters provocam curiosidade e interesse?! Tem sido procurado?

Como gere a sua network e as redes sociais?! Agradece likes? Responde a todos sem exceção, às boas ou más criticas?

Se sim, boa! Se não, preocupe-se…

O tema de hoje é sobre reação a alguma coisa = resposta ou retorno, à mesma!
E, parafraseando Seth Godin (http://www.sethgodin.com/sg/) no parágrafo abaixo, que nos diz:

“Nós usamos quase sempre uma espécie de blindagem contra os reparos (comentários cortantes), “ad hominem”, isto é, da crítica do homem, que simplesmente não gostam do nosso trabalho, produto, texto, etc.”

Ora, na verdade, isto não é mais do que a ação = reação, pode ser o feedback que vamos recebendo das nossas ações, estamos a falar não só do “one to one”, mas igualmente quando partilhamos e ou expomos algo para públicos mais alargados. Obviamente esta energia tem dois sentidos, dar e receber.

Quando de alguma forma, conseguimos tocar no “nervo” de algo ou alguém, poderá significar que o nosso trabalho está a causar impacto, a merecer atenção e, desta forma sim, muito provavelmente haverá reação às nossas ações.

Retorno este, que ainda que possa ser negativo, conspirativo, invejoso ou até mesmo destrutivo, é feedback.
E, isto não é o pior que se pode receber, acreditem! Este retorno, ainda que menos confortante para o nosso ego, ou objetivo específico, pode tornar-se muitas das vezes uma oportunidade de melhorar?!

“Afinal a pior espécie de feedback que se pode receber é não receber de todo, algum feedback.” Poderá isto indicar que o que fizemos pouco ou nada produziu, a não ser banalidade…”

Lidamos mal com a indiferença, essa é uma verdade quase absoluta à maioria de nós, certo?!
Algo ou tudo está errado então, o meio que usamos, o canal que escolhemos, o timing errado, materiais sem qualidade, tudo isto poderá ser uma ou várias combinações falhadas!

Há-que voltar atrás e repetir de novo, ou não, abandonar a ideia/ caso/ projeto, o que for, pode ser uma solução.
Faltou planeamento, falhou a estratégia ou defraudaram-se objetivos!? Então prepare-se melhor e tente de novo.
Desta vez exiga o melhor de si para receber do outro, *feedforward, quanto a mim bem mais positivo do que feedback, “olhar para à frente” é o caminho.

Sempre ouvi dizer que “importante é falarem de mim, bem ou mal, mas falem…”.
Grave é passar indiferente, preocupante é não haver reação ou emoção ao nosso trabalho.
“no feedback, no payback… Go forward, please!”

Posto isto, nesta que é apenas a minha perspetiva do assunto, delicado e pertinente, sugiro e questiono.

Podemos ajudá-lo a comunicar?!

Temos ferramentas tecnológicas eficazes na melhoria das performances e do feed-forward das suas ações! Ponha-nos à prova!

Interessa-lhe obter mais e melhor feedback?! Siga a velha máxima: dê (o exemplo) e depois receba!

A gestão de tempo, das redes-sociais, criação e manutenção de diferentes canais de comunicação é vital, concordará!? Nós temos tempo de sobra, consulte-nos pois adoramos este trabalho!

Já agora dê-nos o seu feedback e Go Forward…

Rui Botelho
Marketeer e Consultor Web

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