Facebook e Instagram lançam novas ferramentas para gerir o tempo que passa nestas aplicações
Estas novas ferramentas ambicionam promover um maior diálogo entre pais e adolescentes sobre hábitos online saudáveis e adequados.
por Ameet Ranadive (Product Management Director, Instagram) e David Ginsberg (Director of Research, Facebook)
O Facebook e o Instagram acabam de anunciar o lançamento de novas ferramentas que ajudam os utilizadores a gerirem o tempo que passam nestas aplicações: um painel de atividades, um lembrete diário e uma nova forma de limitar as notificações. Estas ferramentas foram desenvolvidas por inspiração e em colaboração com organizações e peritos especialistas em saúde mental, académicos e numa análise aprofundada do feedback dado pela comunidade.
O Facebook e o Instagram querem que o tempo que as pessoas passam nestas aplicações seja intencional, positivo e inspirador. Estas novas ferramentas darão mais controlo aos utilizadores sobre este tempo passado nas plataformas e ambicionam também promover um maior diálogo entre pais e adolescentes sobre hábitos online saudáveis e adequados.
Para aceder a estas ferramentas é preciso aceder à página das ‘Definições’ de cada uma das plataformas: no Instagram optar por ‘A sua Atividade’ e no Facebook ‘O Tempo que passa no Facebook’. No topo, verá um painel que mostra o tempo médio passado naquela aplicação, naquele dispositivo. É também disponibilizada informação sobre o tempo total diário. Abaixo deste painel, é possível definir um lembrete diário que o alertará quando chegar ao limite de tempo que definiu, para aquela aplicação, por dia. Estes lembretes podem ser alterados ou cancelados a qualquer altura. Se aceder às ‘Definições das Notificações’ encontrará a opção ‘Silenciar Notificações Push’, que limitará as notificações de ambas as plataformas durante o período de tempo em que precisa de estar concentrado.
O Facebook e o Instagram têm a responsabilidade de ajudar as pessoas a perceberem quanto tempo passam nestas plataformas, para que estas possam melhorar a gestão da sua experiência. Em dezembro de 2017, foram partilhadas algumas explicações sobre o que a equipa do Facebook está a fazer para criar experiências que ajudem os utilizadores unirem-se e desenvolverem relações.
Ferramentas adicionais
Apesar de admitirem que ainda há muito a fazer, durante o último ano, o Facebook e o Instagram disponibilizaram um conjunto de ferramentas para ajudarem as pessoas a controlarem melhor a sua experiência nestas aplicações. No Facebook, a qualidade do Feed de Notícias foi melhorada para mostrar aos utilizadores quais os posts mais relevantes, com opções como Ver Primeiro, Esconder, Deixar de Seguir e Snooze de Palavras-Chave. No Instagram, foram lançadas ferramentas poderosas para cuidar proactivamente da comunidade – tais como filtros de palavras-chave, ecrãs de sensibilidade ou filtros de comentários ofensivos e bullying, entre outros.
O Facebook mantém também em curso o seu compromisso global na prevenção do suicídio, incluindo a expansão da detenção proactiva e uma melhoria na identificação da primeira resposta a dar. Esta abordagem foi concebida em colaboração com organizações de saúde mental como a Save.org, por exemplo, e com a partilha de experiências de quem já pensou em ou tentou suicidar-se.
Alcance da Comunidade
Em março, o Facebook Safety Summit reuniu mais de 100 organizações, investigadores, especialistas e adolescentes para abordarem um vasto leque de temas – de questões sobre segurança e tecnologia ao impacto que a tecnologia tem no nosso bem-estar. Foi também iniciada uma parceria com o Scholastic and Yale Center for Emotional Intelligence para o desenvolvimento e lançamento de ‘Best Selves’, currículos sociais e de aprendizagem emocional, concebidos para fornecer aos professores lições fáceis para ajudarem os estudantes a desenvolverem comportamentos pro-sociais. O Facebook trabalhou também em conjunto com o Stand for Children, o Making Caring Common de Harvard e outros especialistas no desenvolvimento de um currículo de ‘bondade’ e o lançamento do Kids Schools Challenge, na qual se podem inscrever escolas secundárias para o ensino de um currículo de bondade (‘kindness curriculum’) durante 30 dias.
Em suma, não se trata apenas do tempo que as pessoas passam no Facebook e no Instagram, mas da qualidade deste tempo. O Facebook assume a responsabilidade de falar abertamente sobre o impacto que o tempo passado online tem nas pessoas – e esta responsabilidade é levada muito a sério. Estas novas ferramentas são um primeiro passo importante, num empenho contínuo em gerar e manter comunidades seguras, amáveis e solidárias para todos.
A disponibilização destas ferramentas será feita, a nível global, de forma gradual, durante as próximas semanas.
Origem: goo.gl/UdbGNn