Design thinking and problem-solving
Design thinking e Resolução de Problemas
O design thinking é uma metodologia de resolução de problemas utilizada em diversas áreas para responder aos mais diversos problemas (sobretudo aqueles que estão pouco definidos) de forma criativa. No artigo de hoje exploramos o que é o Design Thinking e como pode ser utilizado na resolução de problemas de forma criativa e eficiente.
O que é o Design Thinking?
O design thinking é uma metodologia de resolução de problemas que combina empatia, criatividade e pensamento crítico. É um processo iterativo que envolve prototipar, testar e redefinir ideias até se encontrar a melhor solução.
O design thinking é centrado no utilizador, focando-se na compreensão das necessidades das pessoas, procurando uma solução eficaz para colmatar essa necessidade. De acordo com Christoph Meinel and Harry Leifer do Instituto de Design da Universidade de Stanford, o Design Thinking obedece a quatro princípios:
- regra humana: independentemente do contexto, qualquer atividade de design é social, pelo que qualquer inovação social nos trará de volta ao “ponto de vista centrado no humano”;
- regra da ambiguidade: a ambiguidade é inevitável, não podendo ser eliminada ou simplificada demais. Experimentar os limites dos nossos conhecimentos é crucial para conseguirmos ter novas perspectivas.
- regra do redesign: todo o design é redesign. Embora a tecnologia e as circunstâncias sociais possam evoluir, as necessidades básicas humanas permanecem iguais. Assim, apenas é necessário redesenhar as formas que utilizamos para satisfazer essas necessidades e atingir os resultados pretendidos.
- regra da tangibilidade: tornar as ideias tangíveis, sob a forma de protótipos, permite que os designers as comuniquem mais eficazmente.
O Processo de Design Thinking
Tendo em conta os princípios definidos, podemos dividir o processo de Design Thinking em cinco passos:
Fonte: CareerFoundry
- Empatia: o primeiro passo é compreender quais as necessidades do utilizador. Esta fase envolve pesquisar, observar comportamentos e reunir feedback.
- Definir: de seguida é preciso definir o problema. Esta fase envolve a sintetização da informação recolhida na primeira fase e a identificação da causa do problema.
- Idealização/brainstorming: nesta fase recolhe-se o máximo de ideias possível para resolver o problema. Idealmente esta fase é feita em grupo para promover a colaboração e criatividade.
- Prototipar: chegou a altura de criar um protótipo da solução, que tanto pode ser uma representação física ou digital da mesma.
- Testar: a quinta e última fase do design thinking é testar o protótipo e recolher feedback sobre o mesmo. Este feedback será usado para aperfeiçoar a solução e melhorar a sua eficiência.
Apesar destas fases concederem uma sequência lógica ao design thinking, este processo não é linear. Ao invés, é um processo flexível e fluido, girando em várias direções – a cada nova descoberta em determinada fase, será necessário repensar e redefinir o que foi feito.
Importância do Design Thinking
O Design Thinking, como mencionado anteriormente, é uma metodologia de resolução de problemas baseada na criatividade e colaboração dos membros que participam neste processo. Assim, num mercado cada vez mais competitivo, o design thinking torna-se numa ferramenta crucial para a apresentação de novas soluções para os desafios dos clientes.
Neste sentido, apresentamos algumas das principais vantagens do design thinking:
- centrado no utilizador: o design thinking concentra-se nas necessidades do utilizador final – o que ajuda a garantir que as soluções apresentadas vão ao encontro das necessidades do mesmo.
- criatividade e inovação: ao envolver a participação de várias pessoas no processo, o design thinking incentiva a criatividade e inovação, permitindo a criação de soluções únicas e eficazes.
- processo iterativo: este é um processo que permite o desenvolvimento, teste e melhoria contínua de várias soluções possíveis, permitindo chegar à solução eficaz para satisfazer a necessidade do público-alvo.
E a sua empresa, já recorre ao design thinking?