Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler
css-linguagem-que-dá-estilo-a-websites

CSS – A linguagem que permite dar um estilo próprio ao seu website

A linguagem CSS, ou em inglês “Cascading Style Sheets”, é utilizada para dar estilo e dispor o conteúdo criado com HTML. Além disso, permite controlar a aparência visual de uma página web, incluindo os estilos de fonte, cores, layout, e muito mais. É uma linguagem tão completa e com tantas possibilidades, que até permite criar designs e/ou layouts que se adaptam aos diferentes tamanhos de ecrãs e/ou dispositivos que estão a ser utilizados.

Como se utiliza?

Sucintamente, esta linguagem funciona utilizando seletores para direcionar elementos HTML específicos e aplicar estilos aos mesmos. Por outras palavras, é como se se adicionasse regras a certos elementos, para modificar o seu estado. Um exemplo disso, é por exemplo, quando queremos alterar numa página, o título, para que este fique com a cor vermelha. Para isso acontecer, é necessário utilizar um seletor, que tem a função de selecionar o elemento HTML que vai ser modificado. Dentro do seletor, devem ser definidas as respetivas propriedades e valores a atribuir.

Implementação da linguagem CSS

Quando se está no processo de aprendizagem é importante saber alguns tipos de implementação desta linguagem, tais como:

  • CSS em linha: Este método, é utilizado quando se aplicam estilos diretamente a elementos HTML individuais através do atributo “style”. Isto é muito útil para fazer alterações rápidas a elementos específicos, mas pode tornar-se incómodo para páginas maiores com muitos estilos.
  • CSS Interno: Neste caso, o código CSS é incorporado diretamente no documento HTML usando a tag <style>. Utiliza-se este método para páginas mais pequenas onde se possui poucos estilos, mas pode tornar-se complicado para projetos maiores.
  • CSS Externo: É utilizado quando se cria um ficheiro CSS separado e posteriormente se faz uma hiperligação a partir do ficheiro HTML empregando a tag <link>, conectando assim os dois ficheiros. Esta é a forma recomendada de dar estilo às páginas web, uma vez que permite manter as linguagens HTML e CSS separadas, facilitando a gestão e atualização dos respetivos estilos.
Pontos chave sobre CSS:
  • É essencial para o design de um website: Permite aos programadores criar websites visualmente apelativos que são fáceis de ler e navegar.
  • É flexível: Torna possível personalizar quase todos os aspetos da aparência de um website, desde fontes e cores até ao espaçamento e layout do mesmo.
  • É responsivo: Pode ser utilizado para criar designs responsivos que se adaptam a diferentes tamanhos de ecrãs e dispositivos, tornando as páginas web mais acessíveis, o que é algo muito importante para expor conteúdo para o público.
  • Pode melhorar o desempenho do website: Ao otimizar as folhas de estilo CSS para o carregamento do website ser mais rápido, os programadores podem assim aperfeiçoar a experiência do utilizador (UX).

Juntas, as linguagens HTML e CSS fornecem a estrutura, design, e layout para websites e webapps. Possuir conhecimento sobre as mesmas, torna-se então uma competência fulcral para quem procura construir e desenhar websites, quer seja um principiante ou um programador web experiente. Caso se pretenda uma maior interatividade com os conteúdos ou atribuir funções específicas e mais complexas, pode ser necessário utilizar a linguagem JavaScript.

Open chat