Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler
Como converter um vídeo para HTML5

Como converter um vídeo para HTML5

Exibir vídeos em uma página na web tornou-se bem comum, principalmente depois que os portais como o YouTube passaram a oferecer os códigos de “embed”, que permitem incorporar o conteúdo à qualquer site ou blog facilmente.

Com o surgimento do HTML5, ter vídeos nas páginas ficou ainda mais simples.

Por isso, muitas pessoas procuram maneiras de utilizar o novo recurso oferecido pela quinta forma do HTML em seus blogs e sites pessoais.

Nós preparamos este rápido tutorial a fim de mostrar todos os passos necessários para você converter os vídeos para HTML5 e utilizá-los em uma página web. Veja como é simples!

Você vai precisar de…

Para a execução dos passos descritos abaixo, você vai precisar ter o programa Freemake Video Converter instalado em seu computador. A aplicação é compatível com todas as versões mais recentes do Windows e pode ser utilizada em qualquer máquina sem problemas.

914082715812821

Atenção na instalação

Durante o processo de instalação do Freemake Video Converter, você precisa ficar atento para não instalar toolbars indesejadas ou ter as configurações pessoais do seu navegador modificadas sem a devida autorização.

Em uma das telas do assistente, é possível escolher entre as opções “Quick installation (ad-supported)” e “Parameters settings (Advanced)”. Para evitar a adição de barras de ferramentas ao navegador, selecione a segunda opção e desmarque todos os itens exibidos abaixo dela, como mostra a imagem a seguir.

Como converter um vídeo para HTML5

Além disso, você também pode selecionar se deseja ou não a instalação dos plugins do Freemake Video Converter para o Firefox e o Google Chrome

Convertendo os vídeos

1) Na tela principal do Freemake Video Converter, clique sobre a opção “Video”, presente na barra de ferramentas superior do programa.

Como converter um vídeo para HTML5

2) Agora, adicione os vídeos que deseja converter. Você pode criar uma lista com quantos arquivos quiser. O programa faz a conversão de cada um separadamente.

3) Feito isso, é hora de selecionar o formato para o qual os arquivos serão convertidos. Na barra de ferramentas localizada na parte inferior da janela do programa, clique na seta para a direita até que a opção “to HTML5” seja mostrada.

Como converter um vídeo para HTML5

4) Clique sobre o item “to HTML5” e aguarde alguns instantes para que a tela de configurações apareça.

5) O próximo passo é escolher a resolução para o arquivo de saída. Além das opções tradicionais, o Freemake Video Converter também permite que o conteúdo seja exibido em alta definição.

Como converter um vídeo para HTML5

6) Agora, é só escolher o diretório no qual o vídeo convertido será armazenado e o tamanho limite do arquivo, se assim desejar.

7) Para finalizar o processo, clique em “Converter” e aguarde até que a tarefa seja finalizada.

Vídeo convertido! E agora?

Quando os seus vídeos forem convertidos, o Freemake Video Converter exibe uma tela com os quatro passos necessário para você exibir os arquivos em uma página da internet.

De forma resumida, é preciso hospedar o conteúdo áudio visual em algum servidor, para que ele possa ser linkado em seu site, e copiar o código fornecido pelo Freemake Video Converter entre as tags e da sua página.

Como converter um vídeo para HTML5

Pronto! Na tela com as instruções, também é possível pré-visualizar o vídeo e ter uma ideia de como ele será mostrado no seu site. Assim, você pode fazer os ajustes necessário antes mesmo de colocar o conteúdo no ar.

Quer saber mais sobre HTML5? Então não deixe de conferir o artigo “O que é HTML 5?” e fique por dentro de tudo o que a quinta edição do código mais utilizado na internet tem para oferecer.

Deixar uma resposta

Open chat