Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler
adem-ay-zs-41Br0WhQ-unsplash (1)

Chatbots: O que são e porque deve investir neles?

Os chatbots são, nada mais nada menos, do que aplicações de software que simulam conversões humanas, tendo por objetivo melhorar a qualidade do serviço prestado e torná-lo mais personalizado. Se no início os chatbots eram utilizados, sobretudo, para o apoio ao cliente, hoje em dia ganharam relevância para os negócios no seu todo, contribuindo para a melhoria da experiência do cliente, promovendo uma maior interação com o mesmo.

 

Como é que os Chatbots acrescentam valor?

 

Resposta imediata

Os clientes procuram cada vez mais obter informações de forma simples e rápida às suas questões. Com a utilização dos chatbots pode responder de forma imediata a todas as questões colocadas, satisfazendo a necessidade dos clientes.

Aumento da receita

Os chatbots orientam os clientes na sua jornada de compra, gerando conversão e receita. Os chatbots mais avançados conseguem guardar as preferências do cliente, fornecendo conselhos, dicas e ajuda, ao mesmo tempo que promove um upselling.

Aumento da interação e do relacionamento com a marca

Os clientes comprometidos com a marca tendem a comprar 90% mais frequentemente e a gastar mais 60% por compra. Com o aumento da importância da comunicação online, os chatbots permitem o aumento da interação do cliente com a marca e personalizar o apoio ao cliente, levando ao aumento da sua satisfação.

Prestando um atendimento rápido e de qualidade, os chatbots podem também contribuir para aumentar a lealdade do cliente. O aumento de 2% na retenção de um cliente tem o mesmo efeito da redução de custos em 10%.

            Melhor compreensão do cliente

Os clientes procuram cada vez mais experiências de compra rápidas e convenientes. A utilização de chatbots permite a obtenção de informação de forma rápida e simples, como se os clientes estivessem cara-a-cara com o colaborador da marca. Por outro lado, através dos dados de conversação armazenados pelos chatbots, é possível interpretar melhor aquilo que o cliente pretende, podendo também utilizar estas informações para individualizar a sua estratégia de marketing e identificar tendências a nível global.

 

Quais são as tendências para os Chatbots em 2021?

  1. Pagamentos baseados em chatbots: o uso de chatbots terá impacto direto na receita das empresas ao ser incluído nas opções de pagamento. Várias empresas estão a desenvolver sistemas onde um cliente pode iniciar a conversa no chatbot com a questão “pagar a eletricidade” e terá o apoio no processo de pagamento.
  2. Voice Bots: um inquérito conduzido pela Accenture concluiu que os consumidores online preferem as plataformas que têm um sistema de mensagens baseados em voz. A interação automatizada do cliente é uma tendência que aumentará nos próximos anos.
  3. Chatbots em WordPress: um estudo conduzido pela Wiser Websites, empresa especialista em WordPress no Reino Unido, concluiu que 45% dos inquiridos preferem interagir com um chatbots se o mesmo estiver presente num site. Esta preferência pode significar que os chatbots estão no caminho de se tornarem numa ferramenta essencial para encaminhar o público-alvo para as informações mais importantes de um site, ao invés de investir tempo em analisar o menu dos sites. Os chatbots podem ainda ajudar na geração, priorização e qualificação de leads.
  4. Humanização dos chatbots: os chatbots estão a ser desenvolvidos a uma velocidade incrível, sendo que hoje possuem uma grande panóplia de tarefas, desde responder a questões a dar dicas e sugestões. Neste sentido, podemos esperar que os chatbots se tornem ferramentas muito mais humanizadas, permitindo manter conversas mais estruturadas com os clientes.

Agora que já sabe um pouco mais sobre os chatbots e qual o valor que estes podem agregar ao seu negócio, está pronto(a) para investir nesta ferramenta?

 

Fontes:

 

Open chat