O CRESCIMENTO DA PUBLICIDADE NA INTERNET
Para uma estratégia digital ter sucesso, é fundamental compreender as mudanças no comportamento dos consumidores, e dessa forma entender como o consumidor interage nas redes sociais.
Algumas estimativas apontam para um aumento significativo no investimento em publicidade na internet em cerca de 25% para 2011.
O crescimento da publicidade na internet à escala global é natural e irreversivel, sendo que cada vez mais pessoas estão ligadas á rede, seja de casa, seja do trabalho ou através mesmo do telefone, desta forma é fundamental para empresas e marcas terem uma presença efectiva na internet nos dias de hoje.
Mas será que as empresas estão a fazer essa transição para o digital de acordo com as expectativas do consumidor? As marcas estarão a criar estratégias consistentes para acompanhar o ritmo desta nova geração de consumidores que procuram, cada vez mais, ligar-se, participar e compartilhar informações?
Servir este consumidor ávido de informações pelos produtos, obrigará às marcas a criação de conteúdo relevante, ou por outro lado estimular o consumidor a criar esse conteúdo, seja permitindo que opine e participe no processo de criação de novos produtos ou dando sugestões para melhorar os que já existem.
Será preciso estar à disposição do consumidor na fase em que ele procura um produto, sem deixar que ele tenha dúvidas, pois caso contrário, ele entrará em contato com marcas concorrentes e que possuam uma presença digital mais consistente que a sua.
Após a compra, esse consumidor continuará interagindo com a marca através de opiniões próprias postadas nas redes sociais, lendo e compartilhando comentários de outros usuários ou ainda solicitando suporte online. A marca deve estar presente nessa fase, pois investir em ações publicitárias somente para vender, não dando continuidade ao relacionamento, resultará em consumidores irritados e comentários negativos.
Vale ressaltar ainda que, independente das ferramentas que a marca esteja a utiliziar, falar apenas dela, sem abrir espaço para interação e feedback, pode não ser a melhor estratégia. No entanto, ao construir uma presença digital consistente as marcas passam a entender melhor como o consumidor interage e quais são suas expectativas, podendo entregar uma experiência de consumo e interatividade cada vez melhor.
Além do volume investido em publicidade na internet, o que determinará o sucesso das marcas na utilização dos meios digitais está em como elas construirão essa presença, de maneira a entregar conteúdo, entretenimento e interatividade relevantes, que vão além dos anúncios estáticos e sem interação.
Cada vez mais serão necessários canais de comunicação dinâmicos e de sentido duplo, fazendo a informação circular de uma forma rápida, entregando respostas e soluções a quem as procura, chegou a Velocidade da Informação.
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