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Marketing de Conteúdo: 4 dicas para uma estratégica eficaz

Toda a gente sabe que o “Conteúdo é Rei” e que esta é uma das estratégias de marketing mais eficazes para atrair novos clientes. No entanto, para funcionar, é crucial criar uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo.

No artigo de hoje, damos-lhe algumas dicas sobre como criar uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo. Mas comecemos pelo princípio.

 

O que é o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia cujo objetivo é criar e divulgar conteúdo para atrair e reter uma determinada audiência. Quando se utiliza esta estratégia, é o cliente que encontra a empresa e não ao contrário. Esta estratégia tem três características principais:

 

  • Relevância: para estabelecer uma relação com o potencial cliente, é essencial que o conteúdo elaborado vá de encontro aos interesses do público-alvo.
  • Oferta de valor: o conteúdo deve ser elaborado com o objetivo de satisfazer uma necessidade específica do público-alvo.
  • Consistência: é essencial ser consistente no processo de criação e entrega de novo conteúdo, garantindo a regularidade, qualidade, valor e propósito a que o público-alvo está habituado.

 

O objetivo desta estratégia é estabelecer uma relação com um potencial cliente através da oferta de conteúdo relevante, útil e consistente que satisfaça as suas necessidades. Relativamente aos objetivos da estratégia, estes estão sempre dependentes da área de atividade da empresa/organização. No entanto, estes são os objetivos mais comuns, independentemente da área de atuação:

  • aumentar a notoriedade de marca;
  • aumentar o número de leads;
  • aumentar o número de vendas;
  • aumentar o retorno financeiro;
  • aumentar o número de visitas ao site.

 

Agora que já conhecemos o básico sobre Marketing de Conteúdo, vamos falar de estratégia.

 

4 dicas para criar uma Estratégia de Marketing de Conteúdo Eficaz

#1 – Preste atenção ao seu funil de vendas

O funil de vendas mostra a posição de cada lead na sua jornada de compra (reconhecimento, avaliação e compra). Isto significa que, para a sua estratégia ter sucesso, deve criar conteúdo específico para cada fase do funil, para que consiga nutrir os seus leads e guiá-los até à fase de conversão

 

#2 – O seu conteúdo também é um dado estatístico

A principal característica da estratégia de marketing de conteúdo deve ser a qualidade e não a quantidade. Aquando do desenvolvimento da Estratégia, deve ser criado conteúdo que promova a interação da audiência sempre que sabem que há algo novo da sua empresa/organização. Para que isto aconteça, deve monitorizar os dados estatísticos e medir continuamente os seus resultados para perceber de onde é que vêm os leads e para onde estão a ir. Analisando estes dados consegue perceber quais são as preferências, interesses e comportamento de compra da sua audiência.

 

#3 – Crie um Calendário de Conteúdo

Ter um calendário de conteúdo é crucial para o sucesso da estratégia. Como referido anteriormente, consistência é a chave do sucesso. Neste calendário deve:

  • registar todo o conteúdo que tem;
  • definir datas para escrever, rever e publicar conteúdo, assim como definir a pessoa responsável por cada ação;
  • definir o tópico ou título do conteúdo;
  • incluir detalhes sobre o que vai ser cada conteúdo
  • definir quais são as palavras-chave
  • definir quem é a persona ou fase do funil de vendas a quem se dirige o conteúdo
  • definir a oferta do conteúdo e a sua chamada para a ação (call-to-action)

 

#4 – Reutilizar

Após criar a sua estratégia, tem uma direção a seguir. Sabe qual é o seu conteúdo e onde é que vai publicá-lo. No entanto, isto não é o final da sua estratégia – tem muito conteúdo e vários canais onde publicá-lo, como blogs, redes sociais, comunicação social, etc. 

Então, porque não reutilizar o conteúdo que já tem? Esta é uma ótima estratégia para partilhar o seu conteúdo em mais do que um canal. Por exemplo:

  • Organizar um webinar com base num tópico de um post de blog, ou vice-versa;
  • Desenvolver um PDF ou um eBook baseados em posts de blog antigos que continuam a ser relevantes;
  • Criar um Reels no Instagram ou um TikTok sobre o seu post de blog com mais interação.

Há uma infinidade de formas para reutilizar o seu conteúdo e aumentar a interação com o mesmo.

 

Se tiver alguma dúvida sobre marketing de conteúdo, contacte-nos. Saiba mais sobre os nossos serviços de marketing de conteúdo.

A nossa fonte de inspiração:

Digital Marketing Institute

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