Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler
responsive-design-blog-post

Design Responsivo: a chave de um website fenomenal

Atualmente o website de uma empresa é uma das principais portas de entrada de novos clientes. Neste sentido, é fundamental que o mesmo disponha, não só de informação de qualidade e relevante para o cliente, como também um aspeto que seja apelativo e fácil de navegar, independentemente do dispositivo em que esteja a ser utilizado. O Design Responsivo é a modalidade de design que permite adaptar o seu website a todo o tipo de dispositivos, e é dele que lhe falo no artigo de hoje.

O que é o Design Responsivo?

O design responsivo é uma abordagem do web design que representa um conjunto de práticas que visa adaptar as páginas dos websites às dimensões de variados dispositivos com tamanhos diferentes. É implementado com o uso de Media Queries que verifica a largura ou resolução do dispositivo e aplica estilos CSS específicos para aquela resolução adaptando o layout para uma melhor experiência do utilizador.

Qual a importância de um website responsivo?

A evolução da tecnologia fez com que surgissem vários tipos de dispositivos onde as pessoas podem aceder à internet. Se, há 20 anos atrás eram utilizados apenas computadores de mesa, hoje em dia são utilizados portáteis, telemóveis/smartphones e tablets, de diversos tamanhos – uns são mais altos e largura mais fina, outros são mais baixos e mais largos.

Neste sentido, ter um website responsivo significa que o mesmo vai funcionar corretamente em todo o tipo de ecrãs, independentemente do tamanho. É fundamental privilegiar a navegação e performance do seu website em dispositivos mobile, pois, a sua utilização aumenta de dia para dia.

Outra das vantagens dos websites responsivos é o posicionamento no ranking dos motores de pesquisa – quanto mais responsivo for o seu website, melhor será a sua qualificação. Um website que não seja responsivo vai ser penalizado e ultrapassado por aqueles que são responsivos.

Na criação do website, deve ser uma prioridade começar pelo design mobile pois é importante perceber o conteúdo que vai ser apresentado nessa versão e ir adaptando a ecrãs e resoluções maiores, não descurando a experiência de utilizador em todas as resoluções. Outro aspeto fundamental a ter em conta é a velocidade/performance do website, uma vez que os utilizadores desejam visualizar o seu conteúdo em questão de segundos e não de minutos, pelo que deve desenvolver o seu website priorizando:

®    A rapidez de carregamento;

®    As boas práticas da experiência do utilizador;

®    Melhor performance em qualquer dispositivo, privilegiando os dispositivos mobile.

A Design Rush é um Marketplace digital onde pode encontrar as melhores agências para os seus projetos da área de desenvolvimento web, marketing e tecnologia, sendo que também nos pode encontrar por lá (veja o nosso perfil)! Visite alguns dos nossos projetos:

– Oftalmed – https://oftalmed.pt/pt

– Quinta de Santa Cristina – https://quintadesantacristina.pt/

– FVR – https://fvrportugal.pt/

Open chat