5 Ferramentas de Estratégia Digital para 2019 – Parte 2
Como vimos na primeira parte deste artigo sobre ferramentas de estratégia digital, elas são fundamentais para o nosso dia a dia e para a quantidade de tarefas que nos deparamos constantemente.
Sabemos que não é fácil mantermo-nos atualizados sobre todas as ferramentas que temos à nossa disposição e é por isso que criamos a parte 2. Para começar esta parte, nada melhor do que uma ferramenta focada em marketing de influência, ou influencer marketing, que é mais trendy.
1. HypeAuditor
É uma ferramenta ideal para quem pretende trabalhar com influenciados nas duas redes sociais mais utilizadas pelos mesmos: Instagram e YouTube.
Esta plataforma faz uma análise 360º às redes sociais de qualquer perfil que seja público, e é capaz de detetar se está conta possui seguidores comprados ou perfis falsos. É estimado que em
2017 se tenha gastado entre 1,5 – 2 biliões de dólares na indústria do marketing de influência, quase o dobro de 2016.
O HyperAuditor irá conseguir perceber se determinado perfil comprou seguidores, likes ou até mesmo comentários.
A taxa de interação média do istagram ronda os 1,66%, com a exceção de alguns bloggers de pequena dimensão a terem taxas a rondar os 10-15%. Claro que os utilizadores que têm milhões de seguidores apresentam taxas de interação a rondar os 1%.
Irá conseguir entender o país e a cidade dos seguidores de determinado perfil, qual a língua comum, os interesses gerais daquela audiência, a média de interações, entre tantas outras métricas com a versão paga.
2. Funnel Flows
Um digital marketeer que não trabalhe funis será sempre algo duvidoso, pelo que está ferramenta simplifica imenso o trabalho pela forma intuitiva e prática com que nos possibilita criar funis da jornada do consumidor.
Que tipo de página é que não utiliza um funil? Landing Pages, Webinar Pages, Popups, Social Media Ads, etc. O Funnel Flows oferece diferentes tipos de template para qualquer que seja o nosso objetivo: Lead capture funnel, Webinar Funnel, Launch Funnel, entre outros tantos que oferece.
Não irá precisar de ser um designer para começar, nem de ter um cartão de crédito. É gratuito por 14 dias!
3. Rebrandly
Provavelmente já ouviu falar de URL shortners, como é o famoso bit.ly, correto? Com o Rebrandly, vai ser capaz de encurtar os seus URL mais extensos, mantendo o seu domínio principal a um
preço único de 2$, por exemplo!
URL curtos e feios? Sim, isso acabou! Mas o Rebrandly não se fica só por aí. Além disso, é possível é SEO friendly, uma vez que inclui uma palavra-chave fundamental no fim do URL.
Escolhemos o nosso domínio “GOWEB”, escolhemos o nosso TLD (o que fazemos) “Agency” e escolhemos a nossa palavra chave “QuemSomos” e temos o nosso URL personalizado – goweb.agency/QuemSomos. Mais intuitivo para o cliente e mais fidedigno.
Além de trabalharmos brand awareness, é possível aumentarmos o click-through rate em 39%!
4. Seotify
Quando falamos em estratégia digital, a análise da concorrência é primordial e saber o que os outros estão a fazer de bem, ou de mal, é fundamental para nos prepararmos para o sucesso.
Desta forma, desenvolveram uma forma de conseguirmos visualizar heatmaps de domínios que não são nossos e o que é que está a despertar maior curiosidade nos seus utilizadores. O lado negativo é que parece que os domínios “.pt” não estão a funcionar nesta plataforma.
5. InterestExplorer
Esta é uma ferramenta que que ajuda os anunciantes a reduzir os seus custos e a impactar as audiências mais importantes, revelando todos os interesses “escondidos” do Facebook.
Quantas e quantas vezes não perdemos demasiado tempo na segmentação da nossa audiência procurando os melhores termos?
Introduzindo apenas um tópico geral nesta ferramenta irá ceder-nos centenas de interesses que poderemos imputar em relação aos 25 mostrados pelo Facebook. São os 25 mesmos termos mostrados para 6 milhões de anunciantes. Agora faz sentido ser tão caro, não é?
Segmente melhor e poupe horas de trabalho!
Estas são apenas algumas das ferramentas que conheci recentemente e que quero partilhar com todos aqueles que, tal como eu, necessitam de mais 8 horas diárias para tudo o que o digital necessita.
Se a estratégia digital é a sua área, estas ferramentas irão salvá-lo!