5 Ferramentas de Estratégia Digital para 2019 – Parte 1
Os marketeers enfrentam cada vez mais responsabilidades: social media management, experiência do consumidor, publicidade, performance. Estar a par de todas as novas tendências pode ser mais difícil do que nunca.
Deste modo, as empresas de serviços estão cada vez mais focadas em produzir software que facilite o trabalho destes profissionais e otimize o seu tempo.
As ferramentas que apresento são algumas que provavelmente já ouviu falar, mas que podem ser uma mais valia testar caso ainda não as conheça. Nesta primeira parte, ficam aqui 5 ferramentas essenciais para a nossa estratégia digital.
1. Buzzsumo
Esta ferramenta permite-nos encontrar qual o conteúdo mais partilhado do momento. Esta ferramenta permite analisar qual o conteúdo trend num determinado momento, e que está a ter uma performance melhor num determinado tópico.
Através do Buzzsumo podemos perceber qual o nosso impacto nas diferentes redes sociais e criar estratégias para desenvolver o melhor conteúdo e que vá ao encontro daquilo que é procurado e que causa mais impacto. O BuzzSumo irá mostrar quais os conteúdos mais partilhados em redes como o Facebook, Twitter, Pinterest e/ou Reddit. Conseguimos também entender quais os artigos
que estão a ter melhor performance.
2. Meetglimpsee
Quase todas as empresas procuram descobrir quais é que são os trending topics do mercado antes de qualquer outro concorrente.
O Glimpsee analisa milhões de comportamentos dos consumidores em toda a internet de forma a encontrar as tendências mais emergentes em tópicos relacionados com produto, empresas ou mesmo indústrias. Recolhe dados do Reddit, Youtube, Google, Amazon, Twitter, entre outras.
Esta ferramenta ajuda-nos a lançar produtos antes de eles se tornarem virais, compreender as melhores táticas de marketing e fontes de investimento.
3. Remove.bg
Esta ferramenta é um milagre para quem necessita de recortar imagens constantemente. Quer seja um fotógrafo, um designer ou social media manager, recortar background ficou agora mais fácil.
Apesar de a ferramenta não ser 100% precisa, uma vez que também irá remover as sombras, a verdade é que o que iria demorar alguns minutos passa a demorar não mais do que 5 segundos.
Surpreendido? Está na hora de testar esta ferramenta que irá facilitar a vida e poupar tempo aos seus social media managers.
4. Page-oscop from MobileMoxie
O Page-oscop é um simulador de websites e landing pages para mobile. Desta forma é possível comparar como é que determinada página irá aparecer em diferentes tipos de dispositivos, por exemplo entre iponhe 6s e iphone XS.
Este simulador permite comparar landing pages entre mais de 50 tipos de smartphones.
5. Measure from Web.dev
O web.dev desenvolveu uma feature que nos permite fazer uma auditoria ao nosso site a nível de performance, acessibilidade, melhores práticas (desde a utilização de um HTTPs até ao correto formato e dimensões das imagens) e SEO.
A melhor parte disto é que além de nos dizer o que fazemos bem e mal, ainda nos ajuda a melhorar com dicas construtivas do que fazer.
Quando o nosso site é medido, a web.dev utiliza o LightHouse, uma open-source, uma ferramenta automática para melhorar a qualidade das nossas páginas.
Num mundo digital, as ferramentas e o seu conhecimento ocupa um lugar primordial na cabeça dos marketeers, pelo que é fundamental estar a par das novas tendências.