Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler
digital_content_marketing_strategy

5 Ferramentas Essenciais: Content Marketing Strategy

Digital Content Marketing Strategy Tools

Será que a sua empresa é daquelas que necessita de uma Content Marketing Strategy?

Todas as empresas necessitam de uma content marketing strategy que as ajude a atrair novas pessoas para o seu negócio. A verdade é que até podem não estar a utilizar uma e a ser bem sucedidas, mas isso só quer dizer que com uma estratégia digital de conteúdos, os seus resultados seriam algo fabuloso.

Mas de que forma é que conseguimos atrair leitores para os nossos conteúdos e que estes se disseminem na internet? Uma estratégia de conteúdos alinha-se, lado a lado, com uma estratégia de social media marketing!

Contudo, vou revelar (apenas) 5 ferramentas essenciais de Content Marketing Strategy que utilizo diariamente para aumentar a minha produtividade e conseguir conciliar todas as minhas responsabilidades.

1. WordSwag

As típicas frases motivacionais ou inspiracionais são algo que surgiu com o instagram e que rapidamente obtiveram imensos fãs. Exemplo disso é o The Good Quote que conta com mais de 12 milhões de seguidores.

Esta aplicação permite fazer algo criativo em relativamente pouco tempo. Uso bastante, pois permite-me criar pequenas frases motivacionais para partilhar nas minhas redes sociais escolhendo um tipo de letra e uma imagem de fundo.

Escolhemos a frase com que mais nos identificamos uma imagem que esteja em sintonia com a nossa frase e instantes depois temos conteúdos pronto a ser partilhado com os nossos seguidores.

Não se esqueça que criar conteúdo por criar não é a solução. Se não tem conteúdo para partilhar naquele dia, não partilhe. Crie uma estratégia que seja coerente e teste, mas teste muito. Pois só testando saberá o que resulta com a sua audiência.

2. PostPlanner

Diariamente são partilhados milhares de conteúdos nas diferentes plataformas de social media, o que quer dizer que este conteúdo poderá ser uma mais-valia na sua estratégia, pois é sabido que devemos seguir as boas práticas e aprender com quem faz bem.

O PostPlanner é uma ferramenta de Analytics e Big Data que recorre à análise de dados de páginas dos seus concorrentes, entre outros, de forma a analisar os melhores conteúdos que são partilhados pelos mesmos.

O PostPlanner irá assim mostrar-lhe quais são os melhores conteúdos baseado num sistema de ranking do engagement. A partir daí, e uma vez que irá analisar páginas de concorrentes e empresas/marcas dentro do seu sector de atividade, poderá constatar rapidamente quais são os conteúdos a incluir na sua estratégia para testar com a sua audiência.

Claro que o que resulta para terceiros poderá não resultar para si, mas é mais fácil usar este meio do que supor. O “Achómetro” não é uma ferramenta de Social media Analytics acerta.

3. ViralContentBee

Uma das fases mais difíceis da nossa digital content marketing strategy é conseguir que o nosso conteúdo seja partilhado e, se possível, que se torne viral!

Contudo, descobri recentemente algo que me fez respirar de alívio na hora da partilha do conteúdo. Descobri que como eu, há mais content marketeers que têm poucas visualizações nos seus conteúdos, apesar de isso não provar que eles não têm qualidade, só que é cada vez mais difícil alcançar a nossa audiência recorrendo apenas a conteúdos orgânicos.

A Viral Content Bee é a plataforma de crowd-sourcing que nos permite aumentar o nosso número de likes e tweets a partir de outros utilizadores de social media que estão bem longe da nossa rede.
Isto é bom por duas razões. Primeiro, o conteúdo mantêm-se orgânico e se é partilhado, é porque realmente tem valor aos olhos de outros utilizadores. Além disso, é um sinal para os motores de busca, nomeadamente o Google, além de que há cada vez mais pessoas atentas ao nosso conteúdo. Não há nada melhor do que um conteúdo orgânico tornar-se viral!

4. Traackr

Apesar de ainda não ser algo que esteja completamente implementado em Portugal, os influenciadores têm ganho cada vez mais destaque na forma como as empresas promovem e divulgam o seu conteúdo.

Atualmente, e apesar de esse não ser o caminho correto, as empresas trabalham com influenciadores que promovem os seus produtos em publicações em formato product placement, deixando-os completamente à parte da estratégia de conteúdos.

Contudo, na minha visão, acredito que os influenciadores podem, e devem, fazer parte desta estratégia de conteúdo. Quando existe uma colaboração de um influenciador, ou de um terceiro, quer seja num artigo, quer seja na divulgação do produto, esta deve ser o mais transparente possível, adotando sempre o ponto de vista de quem colabora.

Quais são os benefícios? Isto irá ajudar a que o seu conteúdo se torne viral pois quem colabora consigo tem uma rede que poderá ser diferente da sua, ou seja, poderá influenciar outras pessoas, sendo que se duplicam as hipótese de se tornar viral, além de que há alguém que dá a cara pelo seu conteúdo, ainda para mais sendo alguém respeitado e com grande visibilidade e reputação.

5. Trello

Se estiver a falar com um freelancer, obviamente que a parte de ser gratuita será um factor a ponderar na hora de escolher uma ferramenta, não concorda?

Esta é a ferramenta ideal, simples e prática para que consiga organizar a sua estratégia de digital content marketing depois de ter o seu conteúdo criado e pronto a ser publicado. Apesar de ser uma ferramenta muito simples de usar, e permitir a colaboração entre vários utilizadores, além de permitir que cruze dados com o Google Drive, Dropbox, OneDrive, entre outros. O Trello permite sincronizar com todos os seus dispositivos.

Estas são 5 ferramentas essências na sua estratégia de Digital Content Marketing, mas há ferramentas que poderão substituir as que lhe sugeri, bem como muitas outras que ajudam a suprimir falhas que poderá encontrar. Estas são aquelas que considero essenciais e que deverá começar a utilizar, caso já não utilize, no seu dia-a-dia.

Futuramente irei divulgar outras ferramentas, caso tenha notado que este artigo foi útil para alguns!

Deixar uma resposta

Open chat