Goweb Agency

The Digital Experts
Começar a ler
https://unsplash.com/photos/P-t_ABQlPxY?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditShareLink

2021, uma nova década: as 5 tendências de design que vieram para ficar

O ano de 2020 foi, sem dúvida, um ano atípico. Por norma, no início de cada ano, existe a necessidade de uma reforma no mundo do design. No entanto, tendo em conta a pandemia que enfrentamos atualmente, as pessoas deixaram-se levar pela criatividade a que o confinamento obrigou. Esta criatividade permitiu que, involuntariamente, o design fosse completamente repensado para o ano de 2021.

Devido à COVID-19, as empresas viram-se forçadas à adaptação ao mundo online e às suas vertentes. O design é um elemento crucial e, infelizmente, muitos negócios não conseguiram acompanhar esta transição. Estar a par das tendências é meio caminho andado para conseguir desenvolver a sua imagem e estar um passo à frente da sua concorrência. Posto isto, hoje trazemos-lhe 5 previsões de tendências, baseadas em pesquisas, que vão mudar 2021 e fazer dele um ano mais colorido, apesar das adversidades.

 

1 – Vintage: um retrocesso positivo

Sendo 2020 um ano marcado pelas adversidades de uma pandemia, não é novidade que a nostalgia é um acréscimo. Tal nostalgia fez com que os designers se centrassem em fontes retro, texturas e cores chamativas, ótimos para captar a atenção do consumidor e se destacar nas suas redes.

 

Figura 1 Felipe Pierre - Social Media 2020

Figura 1 Felipe Pierre – Social Media 2020

 Figura2 Shinra Studio - Dcast Social Media Template

Figura 2 Shinra Studio – Dcast Social Media Template

2 – Tons suaves
Esta tendência é a favorita de muitos. É algo seguro, que muitas empresas e profissionais utilizam com regularidade. A utilização de cores com baixa saturação, fontes serifadas e o minimalismo estão aliados a algo orgânico e natural, daí a sua utilização recorrente em empresas na área da saúde.

Figura 3 Gabriel Barbosa Lima - Sciboulo

Figura 3 Gabriel Barbosa Lima – Sciboulo

Figura 4 Canape agency - Fillin Guff

Figura 4 Canape agency – Fillin Guff


3 – O poder da Natureza

A utilização dos elementos da natureza não é algo recente. Contudo, os tons naturais estão de volta e vieram para ficar. Esta tendência pode ser uma mais valia para os designers em 2021, pois as qualidades da natureza são de fácil aplicação para qualquer trabalho ou empresa. Dela se fazem valer as ilustrações, cores, gradientes e texturas.

Figura 5 Lilia Quinaud - Sol

Figura 5 Lilia Quinaud – Sol

Figura 6 Bunker3022 - Biohelper Medicina Natural

 Figura 6 Bunker3022 – Biohelper Medicina Natural

4 – O Dinamismo

O Dinamismo, e a utilização de cores chamativas, transmitem a ânsia de procurar algo divertido e otimista por parte das pessoas que, devido à pandemia, tiveram de ficar em confinamento e isolados do mundo. Em geral esta tendência reflete um futuro otimista e mais aberto a novas possibilidades. Repleto de cores vivas, fontes bold e formas, esta tendência é a mais indicada para quem trabalha com ilustração, animação e tipografia!

Figura 7 Zimm Wang - Oval monsters factory

Figura 7 Zimm Wang – Oval monsters factory

Figura 8 Nubia Navarro – Casual Graphics

Figura 8 Nubia Navarro – Casual Graphics

 

5 – A sustentabilidade 

Por último, mas não menos importante, a sustentabilidade. Apesar das dificuldades económicas enfrentadas pela COVID-19, o ano de 2020 serviu para analisar o ambiente à nossa volta. Muitas empresas desenvolveram novas ideias mais sustentáveis em relação ao ambiente para combater as mudanças climáticas e apelar à preservação do planeta. Uma boa maneira de tornar a sua empresa mais sustentável é utilizar as suas redes sociais para falar sobre o assunto, com dicas ou factos sobre o ambiente, ou de como o ajudar. Se estivermos a falar de algo tangível, tente dizimar a utilização de plástico na sua empresa, documentando sempre o processo com o seu público.

Figura 9 David Silva - Ekkon

Figura 9 David Silva – Ekkon

Figura 10  Léo Tavares & Lucas Miranda - SeedCoin - Sustainable Currency

Figura 10  Léo Tavares & Lucas Miranda – SeedCoin – Sustainable Currency

Estamos sempre em constante evolução e o mundo do design não foge à regra. Com um início de uma nova década repleta de entraves, a criatividade e o constante desejo pela inovação levaram a que várias empresas, e profissionais, saíssem da sua zona de conforto e ingressassem no mundo online, onde se fizeram valer do design para cativar os seus clientes através de técnicas únicas ou, até mesmo, designs seguros que todos conhecemos.

Com base nesta análise de tendências podemos ver que 2021 é um ano esperançoso para a comunidade. Servem para que veja, se inspire, continue a encontrar soluções para os seus problemas ou, simplesmente, por curiosidade!

 

Fontes:

 

Artigo Elaborado por:

Daniela Correia, Estagiária

Open chat