Como Aumentar o Tráfego do seu Website com o YouTube
O objetivo deste artigo é o de explicar aos utilizadores, de nível iniciante, como é que podemos atrair mais visitantes para os nossos canais de YouTube através da otimização dos seus vídeos, recorrendo a técnicas de Search Engine Optimization.
Com mais visualizações nos seus vídeos e subscritores nos seus canais, vai ser possível converter estes utilizadores, de forma a aumentar o tráfego do nosso Website com a ajuda do YouTube. Comecemos pelo início.
1.1 – Títulos dos vídeos
De que forma é que os títulos dos nossos vídeos condicionam as procuras dos utilizadores? Na verdade podemos trabalhar os títulos de formas duas diferentes.
Geralmente o utilizador, quando faz uma pesquisa, tende a colocar uma questão ao motor de busca, neste caso o YouTube, e o mesmo dá sugestões com base naquilo que geralmente é tendencionalmente mais procurado. Vejamos a imagem abaixo para entendermos a questão mais rapidamente.
Claro que a certa altura escreverei um artigo em que nenhuma das sugestões está relacionada com aquilo que pretendo.
Mas estas sugestões apresentadas pelo motor de busca são uma excelente forma de encontrar títulos para os meus artigos, bem como temas em alturas em que me é difícil saber sobre o que irei escrever.
Além desta forma, há também a questão de as palavras-chave serem as primeiras 3/4 palavras do título como o seguinte exemplo: “5 Melhores Dicas para Vender mais no Insta Story” ou “Como Vender no Insta Story – As 5 Melhores Dicas”.
Claro que há várias técnicas que podemos utilizar e só com o tempo é que saberemos o que está a resultar, e que varia também muito consoante o artigo em questão. O Google Trends e o Moz são duas ferramentas que podemos utilizar para que consigamos saber os rankings das keywords.
1.2 – Descrições dos vídeos para “Engajar”
Agora que os utilizadores carregaram no seu vídeo e conseguiu captar-lhes a atenção e despertou o interesse, é necessário que esteja preparado para o próximo passo.
Uma vez dentro do vídeo, é essencial que um utilizador curioso em saber mais sobre si e o seu canal, possa ir à sua descrição a qualquer momento e ler mais sobre o vídeo, sobre si, sobre o seu negócio e tudo aquilo que o envolve.
A primeira parte da descrição dos seus vídeos deve ser um breve resumo entre 1 a 3 frases sobre aquilo que trata o seu vídeo, pois deve estar em harmonia com o título, apesar de não ser uma cópia.
Depois desse pequeno resumo, pode aproveitar o espaço “ilimitado” que lhe oferece a descrição para colocar links para outros vídeos, para outras redes sociais que possua, para artigos que estejam relacionados com o vídeo que estão disponíveis no seu blog, para produtos usados no vídeo que estejam à venda no seu site, entre uma infinidade de opções que a estratégia deve delinear.
Contudo é necessário entender que à posteriori irá ser necessário medir a origem de tráfego de onde foram originados tais resultados, pois um vídeo pode trazer uma visita, como o mesmo vídeo pode trazer cem mil.
Isto significa que só através de links personalizados é que iremos saber que o tráfego foi originado da descrição de um vídeo, pois o mesmo tráfego poderia vir de outras partes do vídeo, como iremos falar mais adiante.
Na imagem abaixo podemos observar o que foi dito anteriormente e entender que um link personalizado deve possuir uma “campaign” que neste caso seria o vídeo e um “conteúdo” que neste caso seria a descrição. Isto significa que dentro da mesma rede social, o tráfego pode ser originado de vários locais.
1.3 – A importância dos Thumbnails
Os thumbnails são mais do que pequenas imagens que acompanham o título e descrição de vídeo nos motores de pesquisa.
Por regra, quando fazemos uma pesquisa, os mesmos aparecem do lado esquerdo do título e, por defeito, o YouTube diz-nos o tempo de duração do vídeo.
São uma ferramenta muito importante porque são a primeira imagem daquilo que está dentro do vídeo e devem despertar o interesse do utilizador.
As boas práticas sugerem que, sempre que possível, o título do vídeo esteja no Thumbnail, uma vez que os utilizadores têm cada vez menos tempo, cada vez menos paciência e necessitam que as respostas sejam dadas o mais facilmente possível.
A sua leitura deve ser fácil e deve evitar-se demasiado texto, pois só irá gerar ruído. O exemplo que segue abaixo mostra uma boa prática de como podemos tirar proveito do thumbnails (que deve seguir certas medidas específicas).
1.4 – Endscreen – O que é e para que serve?
A primeira informação a reter sobre esta funcionalidade é que apenas está disponível para dispositivos móveis.
E a verdade é que também faz sentido, pois é onde se torna mais difícil de navegar no YouTube e onde procuramos atalhos rápidos e fáceis para novos vídeos, por exemplo.
Através da funcionalidade Endscreen é possível acrescentar, apenas durante os últimos 20 segundos de cada vídeo, 4 opções em simultâneo: 1 ou 2 vídeos, um botão para subscrever o seu canal e uma hiperligação externa para o site que está associado à sua conta de YouTube.
Isto permite-lhe gerar várias ações: poderá reencaminhar o utilizador para um vídeo relacionado com alguma temática que foi abordada nesse vídeo, poderá reenviar o utilizador para uma playlist onde encontrará mais vídeos semelhantes ao que acabou de visualizar (em vez de dois vídeos poderá escolher um vídeo e uma playlist), depois de visualizado o vídeo, poderá converter o utilizador e pedir-lhe que subscreva o canal, bem como direcionar para a sua loja online, por exemplo, e apresentar-lhe o produto que apareceu no vídeo.
Há apenas que ter em consideração que o seu vídeo deverá ter uma estratégia, mas acima de tudo o seu canal de YouTube deverá funcionar como um todo desde o momento da sua criação. Se o seu objetivo também passa por vender no YouTube leia o artigo e diga-nos se lhe foi útil!